2021 - 2023
Triênio
R$ 50.246.503,00
Valor Inicial do Projeto

Descrição do Projeto

Reduzir a superlotação de hospitais públicos e filantrópicos, agilizando o atendimento e atravessamento do paciente nas emergências e prontos-socorros, otimizando giro de leito nas unidades de internação dos hospitais participantes do projeto. Ampliar o conhecimento sobre a metodologia "Lean nas Emergências" para outros Hospitais e ser base de conhecimento e boas práticas através da Comunidade Lean nas Emergências, além de disseminar a metodologia de forma remota, através de plataformas digitais, para hospitais do interior e de pequeno e médio porte. Melhorar a eficiência operacional dos hospitais, tanto nos processos de entrada, passagem e saída do paciente.

Objetivos

1. Reduzir em 10% o Tempo de Passagem dos Pacientes nos Serviços de Urgência -Tempo médio transcorrido entre
a entrada dos pacientes no serviço de urgência, a decisão médica de não internar e a saída do paciente sem indicação
de internar. (Indicador LOS SEM INTERNAÇÃO).
2. Reduzir em 15% o Tempo de Passagem dos Pacientes nos Serviços de Urgência -Tempo médio transcorrido entre
a entrada do paciente no Serviço de Urgência e a sua saída física com AIH emitida, seja como alta, óbito ou transferência para a Unidade de Internação. (Enfermaria, Centro Cirúrgico ou UTI). (Indicador LOS COM
INTERNAÇÃO).
3. Reduzir em 20% o Score NEDOCS que mensura os diversos níveis de superlotação nos Serviços de Urgência (Score
NEDOCS).
4. Atingir um índice igual ou superior a 80% na adesão ao projeto dos Hospitais Participantes na fase de
implementação
5. Atingir um índice igual ou superior a 85% na satisfação dos Colaboradores na Capacitação Inicial do projeto medido
pelo NPS.

Resultados Esperados

Capacitação (cursos), Palestra


Entrega 01

Entrega 01 descrição: Planejamento e gestão do projeto

Entrega 01 indicador principal: Todo o serviço previsto na organização das atividades entre os hospitais envolvidos na colaborativa, foi executado, porém no orçamento os valores foram previstos nas linhas de passagem e aluguel, entendendo que para as reuniões seria necessário o deslocamento da equipe e salas para as reuniões. Na organização do encontro foi respeitada a política institucional, assim como o tempo de conclusão delas. Para tal concretização, houve o suporte da empresa homologada pelo HSL na condução dos eventos e durante a emissão das notas, a empresa compilou os valores executados com diárias, refeições e aluguel, sendo possível a verificação deles, por meio da descrição vinculada ao documento.

Entrega 01 planejado: 2.0%

Entrega 01 executado: 2.0%


Entrega 02

Entrega 02 descrição: Seleção dos hospitais

Entrega 02 indicador principal: Tais visitas ocorreriam, a partir da identificação de possíveis cenários desconhecidos para a equipe técnica a qual estaria responsável pelo acompanhamento da unidade. Porém, a partir do conhecimento dos hospitais indicados para o projeto, entendeu que não havia nenhuma necessidade especial, que justificasse as visitas locais, ocorrendo assim, a avaliação inicial de forma remota, sem perda da qualidade da entrega.

Entrega 02 planejado: 0.0%

Entrega 02 executado: 0.0%


Entrega 03

Entrega 03 descrição: Diagnóstico e Capacitação Inicial

Entrega 03 indicador principal:
Devido ao
recebimento tardio da lista definitiva com o nome dos hospitais selecionados e ao processo de verificação de elegibilidade dos mesmos para a participação no projeto, essa atividade foi realizada apenas no segundo semestre de 2023, tanto do ciclo 08 do subprojeto “Lean nas emergências” quanto do ciclo 04 do subprojeto “Transformação Lean nos Hospitais”.

Entrega 03 planejado: 3.0%

Entrega 03 executado: 3.0%


Entrega 04

Entrega 04 descrição:
Implementação

Entrega 04 indicador principal: entrega. Durante o planejamento devido a questões relacionadas a mudanças climáticas, com impacto ambiental e dificuldade de logística da equipe para que estivessem de forma presencial nas unidades previstas, a visita foi concluída de forma remota, sem que houvesse a perda da qualidade da entrega, já que todo o cronograma foi reconfigurado para atender esse modelo de visita.

Entrega 04 planejado: 0.0%

Entrega 04 executado: 0.0%


Entrega 05

Entrega 05 descrição: Monitoramento e controle

Entrega 05 indicador principal: O monitoramento remoto das unidades, após a fase de implantação das ações previstas no projeto as entregas, na grande maioria, ocorreram de forma remota.

Entrega 05 unidade de medida: MEDIANA/SCORE

Entrega 05 planejado: 20.0%

Entrega 05 executado: 36.0%


Entrega 06

Entrega 06 descrição: Eventos

Entrega 06 indicador principal: Os eventos previstos no projeto, sendo contemplado em 2023, o GAPE, GAPH e Workshop de encerramento, onde foram contempladas todas as unidades participantes do projeto, com seus respectivos representantes. Todo o serviço previsto, assim como o tempo de conclusão deles, foi respeitado.

Entrega 06 planejado: %

Entrega 06 executado: %


Entrega 07

Entrega 07 descrição: Comunidade LEAN

Entrega 07 indicador principal: A contratação de uma empresa, o que a partir da revisão de necessidades da ferramenta e domínio interno pela equipe do projeto, houve a oportunidade de internalizar a gestão da ferramenta com os recursos já previstos no projeto, sem nenhuma necessidade de concretizar o valor previsto.

Entrega 07 planejado: %

Entrega 07 executado: %

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