Apoio as Ações Estratégicas do SUS

Reduzir a superlotação de hospitais públicos e filantrópicos, agilizando o atendimento e atravessamento do paciente nas emergências e prontos-socorros, otimizando giro de leito nas unidades de internação dos hospitais participantes do projeto. Ampliar o conhecimento sobre a metodologia "Lean nas Emergências" para outros Hospitais e ser base de conhecimento e boas práticas através da Comunidade Lean nas Emergências, além de disseminar a metodologia de forma remota, através de plataformas digitais, para hospitais do interior e de pequeno e médio porte. Melhorar a eficiência operacional dos hospitais, tanto nos processos de entrada, passagem e saída do paciente.
DATA
16/04/2021 - 31/12/2023
PROGRAMA
PROADI-SUS
TEMAS PRINCIPAIS
Redução de tempo de espera (atendimento especializado)
TEMAS SECUNDÁRIOS
Gestão do SUS
ESTADO
Todos
ÁREA DE ATUAÇÃO
Apoio à gestão
ENVOLVIDOS
HSL - Sociedade Beneficente de Senhoras - Hospital Sírio Libanês

Descrição do projeto

Triênio:
2021-2023

Valor final do projeto [último valor do projeto aprovado e publicado]:
R$ 50.246.503,00

Total final executado [execução financeira]:
R$ 46.455.640,00

Abrangência territorial do projeto:
Nacional

Região(s) atendida(s) pelo projeto:
Todas

Objetivos

1. Reduzir em 10% o Tempo de Passagem dos Pacientes nos Serviços de Urgência -Tempo médio transcorrido entre
a entrada dos pacientes no serviço de urgência, a decisão médica de não internar e a saída do paciente sem indicação
de internar. (Indicador LOS SEM INTERNAÇÃO).
2. Reduzir em 15% o Tempo de Passagem dos Pacientes nos Serviços de Urgência -Tempo médio transcorrido entre
a entrada do paciente no Serviço de Urgência e a sua saída física com AIH emitida, seja como alta, óbito ou transferência para a Unidade de Internação. (Enfermaria, Centro Cirúrgico ou UTI). (Indicador LOS COM
INTERNAÇÃO).
3. Reduzir em 20% o Score NEDOCS que mensura os diversos níveis de superlotação nos Serviços de Urgência (Score
NEDOCS).
4. Atingir um índice igual ou superior a 80% na adesão ao projeto dos Hospitais Participantes na fase de
implementação
5. Atingir um índice igual ou superior a 85% na satisfação dos Colaboradores na Capacitação Inicial do projeto medido
pelo NPS.

Resultados

Tipo(s) de produto(s) executado(s): Capacitação (cursos), Palestra


Entrega 01

Descrição: Planejamento e gestão do projeto

Indicador principal: Todo o serviço previsto na organização das atividades entre os hospitais envolvidos na colaborativa, foi executado, porém no orçamento os valores foram previstos nas linhas de passagem e aluguel, entendendo que para as reuniões seria necessário o deslocamento da equipe e salas para as reuniões. Na organização do encontro foi respeitada a política institucional, assim como o tempo de conclusão delas. Para tal concretização, houve o suporte da empresa homologada pelo HSL na condução dos eventos e durante a emissão das notas, a empresa compilou os valores executados com diárias, refeições e aluguel, sendo possível a verificação deles, por meio da descrição vinculada ao documento.

Unidade de medida:

Planejado: 2%

Executado: 2.0%


Entrega 02

Descrição: Seleção dos hospitais

Indicador principal: Tais visitas ocorreriam, a partir da identificação de possíveis cenários desconhecidos para a equipe técnica a qual estaria responsável pelo acompanhamento da unidade. Porém, a partir do conhecimento dos hospitais indicados para o projeto, entendeu que não havia nenhuma necessidade especial, que justificasse as visitas locais, ocorrendo assim, a avaliação inicial de forma remota, sem perda da qualidade da entrega.

Unidade de medida:

Planejado: 0%

Executado: 0.0%


Entrega 03

Descrição: Diagnóstico e Capacitação Inicial

Indicador principal:
Devido ao
recebimento tardio da lista definitiva com o nome dos hospitais selecionados e ao processo de verificação de elegibilidade dos mesmos para a participação no projeto, essa atividade foi realizada apenas no segundo semestre de 2023, tanto do ciclo 08 do subprojeto “Lean nas emergências” quanto do ciclo 04 do subprojeto “Transformação Lean nos Hospitais”.

Unidade de medida:

Planejado: 3.0%

Executado: 3.0%


Entrega 04

Descrição:
Implementação

Indicador principal: entrega. Durante o planejamento devido a questões relacionadas a mudanças climáticas, com impacto ambiental e dificuldade de logística da equipe para que estivessem de forma presencial nas unidades previstas, a visita foi concluída de forma remota, sem que houvesse a perda da qualidade da entrega, já que todo o cronograma foi reconfigurado para atender esse modelo de visita.

Unidade de medida:

Planejado: 0.0%

Executado: 0.0%


Entrega 05

Descrição: Monitoramento e controle

Indicador principal: O monitoramento remoto das unidades, após a fase de implantação das ações previstas no projeto as entregas, na grande maioria, ocorreram de forma remota.

Unidade de medida: MEDIANA/SCORE

Planejado: 20.0%

Executado: 36.0%


Entrega 06

Descrição: Eventos

Indicador principal: Os eventos previstos no projeto, sendo contemplado em 2023, o GAPE, GAPH e Workshop de encerramento, onde foram contempladas todas as unidades participantes do projeto, com seus respectivos representantes. Todo o serviço previsto, assim como o tempo de conclusão deles, foi respeitado.

Unidade de medida:

Planejado: %

Executado: %


Entrega 07

Descrição: Comunidade LEAN

Indicador principal: A contratação de uma empresa, o que a partir da revisão de necessidades da ferramenta e domínio interno pela equipe do projeto, houve a oportunidade de internalizar a gestão da ferramenta com os recursos já previstos no projeto, sem nenhuma necessidade de concretizar o valor previsto.

Unidade de medida:

Planejado: %

Executado: %

Tags: Usuários/Pacientes, Gestores, Profissionais administrativos, Profissionais assistenciais médicos, Profissionais assistenciais não-médicos.