Cuida APS: Cuidado das Pessoas com Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT)

Qualificar o cuidado das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (HAS e DM), por meio de intervenções junto às equipes de saúde da APS, da oferta ampla de conteúdo e instrumentais pertinentes e da realização de cursos de formação na modalidade Educação a Distância.
DATA
19/05/2021 - 31/12/2023
PROGRAMA
PROADI-SUS
TEMAS PRINCIPAIS
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
TEMAS SECUNDÁRIOS
Gestão do SUS
ESTADO
Todos
ÁREA DE ATUAÇÃO
Apoio à gestão
ENVOLVIDOS
Hospital Alemão Oswaldo Cruz - Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Descrição do projeto

Triênio:
2021-2023

Valor final do projeto [último valor do projeto aprovado e publicado]:
R$ 21.155.919,00

Total final executado [execução financeira]:
R$ 20.538.803,83

Abrangência territorial do projeto:
Nacional

Região(s) atendida(s) pelo projeto:
Todas

Objetivos

? Oferecer apoio metodológico, técnico e conceitual aos municípios contemplados para implantação do uso de estratégias de cuidado, monitoramento e avaliação da atenção a pessoas com DCNT de forma contínua pela equipe da assistência na APS;
? Elaborar e disponibilizar instrumentais e material conceitual para o apoio à tomada de decisão clínica e o cuidado de pessoas com doenças crônicas na Atenção Primária à Saúde pelas equipes de assistência;
Promover educação permanente e continuada (cursos de extensão) para diferentes públicos - gestores de serviços de saúde municipais e profissionais da assistência à saúde da APS - abordando a saúde cardiovascular: cuidado das pessoas com DCNT (HAS e DM);
? Produzir e disseminar conhecimento mediante a avaliação dos resultados do projeto no cuidado das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.

Resultados

Tipo(s) de produto(s) executado(s): Capacitação (cursos)


Entrega 01

Descrição:
Atividades comuns a todas as entregas
- Reuniões do Grupo Executivo
- Gestão e gerenciamento do projeto
- Definição da programação e pré-produção do Seminário de Encerramento do projeto
- Elaboração de materiais de comunicação e divulgação do Seminário de Encerramento do projeto
- Realização do Seminário de Encerramento do projeto e divulgação dos resultados apresentados no documento síntese

Indicador principal:
Para alinhamento entre as partes interessadas na qualidade da execução do Projeto foram realizadas reuniões do Grupo Executivo que ocorreram nos meses de maio e dezembro de 2023. O encontro de maio/2023 pautou a apresentação do projeto para a nova equipe da Coordenação Geral de Prevenção às Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde. A reunião aconteceu em Brasília/DF. A reunião de dezembro/2023 teve como objetivo a entrega dos componentes educacionais dos cursos EaD.
Com vistas a garantir o alinhamento da equipe executora do projeto, foram realizadas reuniões de ações de monitoramento, avaliação permanente, e adequações pertinentes para a garantia eficiência, eficácia e efetividade na consecução das atividades, tais como: reuniões ordinárias entre a equipe de coordenação do projeto; reuniões ordinárias entre as equipes de cada entrega do projeto (Cursos EaD; Especialização – Encontros de Educação Permanente dos Gestores de Campo e Apoio Territorial); reuniões ordinárias da equipe de pesquisa do projeto; alinhamento de ações para os encontros finais da especialização e reuniões de monitoramento e avaliação pela equipe do projeto (ANEXO 4).
Com o intuito de planejar a programação e na pré-produção do Seminário de Encerramento do projeto, a equipe do projeto com a equipe de consultoras e assessoras, iniciou alinhamentos para desenvolver estratégias, modelos e metodologias de abordagem e apresentação capazes de comunicar os resultados do Cuida APS gerados ao longo do triênio 2021-2023.
A partir das estratégias construídas para realização do Seminário de Encerramento do projeto, os materiais de comunicação foram elaborados e, na sequência, enviados aos parceiros via e-mail. Como o público do Cuida APS era constituído por municípios pertencentes aos estados do Amapá, Bahia e Pernambuco, os convites foram encaminhados dessa maneira, aos cuidados das secretarias municipais de saúde/coordenadoria de atenção básica/coordenação de atenção primária a saúde. Em adição, as secretarias estaduais, COSEMS, CONASEMS e Ministério da Saúde também receberam a divulgação.
O Seminário de Encerramento foi realizado em 22 de novembro de 2023, em Brasília/DF, com a participação da equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz – HAOC, formada por colaboradores (as) e prestadores (as) de serviço, de representantes dos municípios, das secretarias estaduais de saúde, COSEMS, CONASEMS e Ministério da Saúde. Essa atividade foi o marco da Entrega 1, contudo na Repactuação de outubro de 2023, a descrição dessa atividade foi alterada, contudo o Marco designado por ela não foi.

Unidade de medida:

Planejado: 0%

Executado: 0.0%


Entrega 02

Descrição:
Dois cursos ofertados na modalidade Educação a Distância, de abrangência nacional
- Curso I: Gestão dos serviços de APS e o monitoramento do cuidado das pessoas com condições crônicas
- Curso II: Qualificação do processo de trabalho e do cuidado de pessoas com condições crônicas na APS

Indicador principal:
A chamada pública proporcionou quatro entradas de alunos (as) no decorrer de sua execução, com o objetivo de ampliar o período de inscrição e ampliar a captação de alunos interessados (ANEXO 10). A divulgação do edital foi realizada pelo Portal PROADI-SUS, encaminhada por e-mail pra diversos parceiros, principalmente municípios aderentes ao projeto, além de ter sido publicado em plataformas de comunicação regionais e nacionais (site do COFEN, COREN-SP, CREFITO/MA, CONASEMS, SES
Mato Grosso do Sul, portal do Governo Federal, entre outros).
A oferta da segunda edição do Curso de Extensão” Gestão dos Serviços da Atenção Primária à Saúde e o Monitoramento do Cuidado das Pessoas com Condições Crônicas” iniciou em 07/06/2023 e foi até 14/11/2023, conforme previsto em cronograma (ANEXO 13). Durante todo o curso foi disponibilizadosuporte pedagógico e tecnológico aos estudantes que precisavam de apoio para acessar algum material e/ou ainda tinham dificuldade relacionada ao ambiente virtual de aprendizagem. O monitoramento das atividades dos cursistas foi realizado pela equipe de coordenação e analistas do projeto e analistas EaD. Essas atividades de controle aconteceram por meio de reuniões semanais a fim de identificar ações de comunicação e, assim,
promover o engajamento dos estudantes. Como estratégia de engajamento, a equipe trabalhou com envio de comunicados orientadores, informativos periódicos, SMS e ainda mensagens via aplicativos com essa função.
O relatório final do curso foi elaborado e neste documento é apresentada a estrutura do curso desde o seu planejamento até a execução, os resultados obtidos nas duas edições, uma análise sobre os resultados e avaliações do curso de extensão (1a e 2a Edições).
Elaboração das unidades de aprendizagem – atividades, conteúdo, materiais de apoio etc.; Transposição didática e validação do material elaborado; Revisão textual e diagramação do material didático ofertado pelo curso; Programação das unidades de aprendizagem em ambiente EaD; Validação dos conteúdos no ambiente EaD; Revisão e diagramação do material gráfico de apoio às unidades de aprendizagem.
Sobre a entrega das aulas/conteúdo do Curso de Aperfeiçoamento “Qualificação do Processo de Trabalho e do Cuidado de Pessoas com Condições Crônicas na APS” foi acordado que os componentes educacionais serão utilizados como arcabouço teórico-conceitual para a nova oferta do curso de especialização no triênio seguinte e o relatório que apresenta uma descrição de cada componente educacional e recursos didáticos foi efetivada com sucesso.

Unidade de medida: Percentual

Planejado: 100%

Executado: 100.0%


Entrega 03

Descrição:
Linha de Apoio à implantação de estratégias para a melhoria do cuidado de pessoas com DCNT na APS
- Assinatura dos Termos de Adesão
- Realização do curso de especialização em “Melhoria do Cuidado das Pessoas com Condições Crônicas na APS”; Oferta de apoio técnico e metodológico à implantação dos ciclos de melhoria da qualidade; Monitoramento da implantação dos ciclos de melhoria da qualidade nos serviços de APS contemplados; Realização de reuniões in loco junto aos responsáveis locais pela condução da implantação dos ciclos de melhoria da qualidade.
- Realização de encontros de Educação Permanente, presenciais e à distância, com a equipe de Gestores de Campo para orientação dos trabalhos a serem realizados em campo e suporte conceitual à equipe; Construção de metodologias, ferramentas
pedagógicas de planejamento e gestão e documentos técnicos e conceituais para apoiar a implantação dos ciclos de melhoria da qualidade em processos de trabalho da APS; Construção de metodologias, documentos pedagógicos para apoiar a discussão do cuidado a pessoas com condições crônicas na APS em suporte à implantação dos ciclos de melhoria da qualidade em processos de trabalho da APS.
- Revisão e diagramação dos relatórios de restituição acerca da Linha de Apoio; Entrega dos relatórios de restituição acerca da Linha de Apoio ao Ministério da Saúde.
- Realização de evento de encerramento da especialização e certificação simbólica dos especializandos aprovados.
- Emissão de declaração de conclusão do curso para os especializandos aprovados.

Indicador principal:
O projeto foi implantado em parceria com 56 municípios, 3 estados (Amapá, Bahia e Pernambuco), representados por meio da Secretaria de Estado da Saúde – SES, e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS, totalizando 62 (100%) documentos de termos de adesão.
A realização do curso de especialização em “Melhoria do Cuidado das Pessoas com Condições Crônicas na APS” se iniciou em abril de 2022 e se encerrou no final de setembro de 2023 nos 20 polos educacionais, distribuídos nos três estados de atuação (Amapá, Bahia e Pernambuco). Portanto, foram realizados nove Encontros da Especialização durante esse período e oferta de apoio técnico e metodológico à implantação dos ciclos de melhoria da qualidade, assim como o monitoramento da implantação dos ciclos de melhoria da qualidade nos serviços de APS contemplados.
Foram realizados 9 encontros de Educação Permanente (5 encontros virtuais e 4 encontros presenciais) com a equipe de Gestores de Campo para orientação dos trabalhos a serem realizados em campo e suporte conceitual à equipe (ANEXO 31). Esses eventos se tiveram a continuidade doano de 2022 em janeiro e ocorreram até setembro de 2023 numa frequência mensal, ao todo foram 8 presenciais e 13 à distância, totalizando 21 encontros no triênio. Ao longo desse processo foi realizada a construção de metodologias, ferramentas pedagógicas de planejamento e gestão e documentos técnicos e conceituais para apoiar, tanto a implantação dos ciclos de melhoria da qualidade em processos de trabalho da APS, como a discussão do cuidado a pessoas com condições crônicas na APS em suporte a essa implantação. Assim, concomitante a essas atividades, ocorreu ao longo do processo de construção e sistematização dos planos de melhoria, uma revisão constante e dialogada do Manual Ativa APS que foi utilizado como subsídio para implantação dos planos de melhoria da qualidade desenvolvidos pelos especializandos, momentos garantidos nos Encontros de Educação Permanente em Saúde dos Gestores de campo identificado como “Apoio territorial”, coordenado pelos assessores matriciais, assim como encontros virtuais com os pequenos grupos dos gestores de campo com essa equipe de referência.
Os processos de Restituição constituíram-se como momentos de troca onde os resultados parciais do projeto foram debatidos com atores estratégicos para que esses pudessem trazer sua visão sobre as ações e resultados, acrescentando saber e apontando novas necessidades passíveis de impactarem nas análises, no caminho dos Planos de Melhoria pensados pelos trabalhadores e nas estratégias do projeto. Conforme relatado na Prestação de contas de 2022, o Primeiro Encontro de Restituição, realizando entre novembro e dezembro de 2022 e o “ Encontro Ampliado do projeto Cuida APS’, cuja atividade foi promovida nos dias 06 e 07 de dezembro de 2022, colocou em debate os executores do projeto e os representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS), das Secretarias Estaduais de Saúde e dos COSEMS das regiões envolvidas. Em suma, as oficinas realizadas definiram ações estratégicas a serem desenvolvidas pelos representantes estaduais/regionais e pelos coordenadores do projeto, incluindo a agenda do segundo encontro de Restituição. Essas atividades estão descritas e analisadas no Relatório de restituição de março/2023

Unidade de medida: Percentual

Planejado: 100.0%

Executado: 100.0%


Entrega 04

Descrição:
Instrumentos e conteúdo para apoio às tomadas de decisão clínica e ao cuidado de pessoas com doenças crônicas pelas equipes de saúde
- Seleção dos conteúdos e instrumentos de apoio às tomadas de decisão clínica e ao cuidado de pessoas com condições crônicas pelas equipes de saúde
- Sistematização, revisão, diagramação e entrega dos conteúdos e instrumentos de apoio às tomadas de decisão clínica e ao cuidado de pessoas com condições crônicas pelas equipes de saúde para o Ministério da Saúde
- Realização das sessões virtuais cuida.sus.aps

Indicador principal:
Ao longo do processo foi realizada a construção de metodologias, ferramentas pedagógicas de planejamento e gestão e documentos técnicos e conceituais para apoiar, tanto a implantação dos ciclos de melhoria da qualidade em processos de trabalho
da APS, como a discussão do cuidado a pessoas com condições crônicas na APS em suporte a essa implantação. Assim, concomitante a essas atividades, ocorreu ao longo do processo de construção e sistematização dos planos de melhoria, uma revisão constante e dialogada do Manual Ativa APS que foi utilizado como subsídio para implantação dos planos de melhoria da qualidade desenvolvidos pelos especializandos, momentos garantidos nos Encontros de Educação Permanente em Saúde dos Gestores de campo identificado como “Apoio territorial”, coordenado pelos assessores matriciais, assim como encontros virtuais com os pequenos grupos dos gestores de campo com essa equipe de referência.

Unidade de medida:

Planejado: 0.0%

Executado: 0.0%


Entrega 05

Descrição:
Publicações com análises e achados de pesquisa para disseminação de conhecimentos acerca das ações promovidas pelo projeto Cuida APS
- Entrega do projeto de pesquisa; Aprovação em comitê de ética
- Realização de coleta de dados do campo de pesquisa; Monitoramento dos resultados da pesquisa, realização de pesquisa bibliográfica, e levantamento de dados para a construção dos artigos e do documento síntese
- Redação do artigo 1; Redação do artigo 2
- Submissão do artigo 1 à periódico científico; Submissão do artigo 2 à periódico científico
- Análise de dados a serem apresentados na publicação final do projeto
- Elaboração e publicação da publicação final do projeto
- Entrega dos dois artigos e da publicação final ao Ministério da Saúde

Indicador principal:
Foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do HAOC em junho de 2023 (Parecer número 6.135.514) com aprovação no mesmo prazo
A coleta de dados e o levantamento de informações, assim como o monitoramento e demais ações, foram finalizados de acordo com o previsto. Na mesma atividade de ida ao território para as mostras de abril/23, foram realizados os Seminários Compartilhados entre pesquisadores do projeto e trabalhadores/especializandos. Os seminários tiveram como objetivo lançar luz às análises locais sobre as ações do projeto e sobre o cotidiano dos trabalhadores na APS . Além disso, a partir das
apresentações finais dos planos de melhoria na última Mostra Cuida APS, idealizada por cada polo educacional, que aconteceram em setembro/2023, foi possível identificar oportunidades para desenvolvimento dos artigos, dados os resultados demonstrados diante das iniciativas de fortalecimento do cuidado das pessoas com condições crônicas. Participaram desses momentos, que compuseram o encerramento do Curso de Pós-graduação, os gestores de campo, representantes dos municípios aderentes a Linha de Apoio, especializandos e equipe técnica do projeto.

Unidade de medida:

Planejado: 0.0%

Executado: 0.0%

Tags: Profissionais assistenciais médicos, Profissionais assistenciais não-médicos.