Dados Rápidos e integrados: Tecnologia de Rápido Acesso de Dados Unificado para Mitigação da Acidentalidade (TRAUMA).

Estruturar, por meio de um piloto, a integração e compartilhamento de informações entre serviços de atendimento através de uma base de dados unificada, com atualização instantânea, e protocolo padrão de envio e consulta de dados (API) pelos sistemas de registro de vítimas de causas externas atendidas por serviços de urgência e emergência que podem ou não evoluir para internação ou óbito, com informações qualificadas e oportunas sobre lesões por violências e acidentes para apoiar com dados qualificados o atendimento e a gestão de forma a melhorar a atenção assim como embasar políticas pública.
DATA
19/05/2021 - 31/12/2023
PROGRAMA
PROADI-SUS
TEMAS PRINCIPAIS
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
TEMAS SECUNDÁRIOS
Gestão do SUS
ESTADO
Todos
ÁREA DE ATUAÇÃO
Apoio à gestão
ENVOLVIDOS
HIAE - Sociedade Beneficente Israelita Brasileira - Hospital Albert Einstein (HIAE)

Descrição do projeto

Triênio:
2021-2023

Valor final do projeto [último valor do projeto aprovado e publicado]:
R$ 6.710.359,53

Total final executado [execução financeira]:
R$ 6.510.476,86

Abrangência territorial do projeto:
Nacional

Região(s) atendida(s) pelo projeto:
Todas

Objetivos

1. Integração e especificação para compartilhamento de informações entre serviços de eventos associados a causas externas;
2. Visualização das informações entre serviços associados a causas externas;
3. Preparação da expansão do Projeto TRAUMA.

Resultados

Tipo(s) de produto(s) executado(s):


Entrega 01

Descrição: sistema de coleta de dados sobre atendimentos por causas externas nos serviços de atenção pré-hospitalar (fixa e móvel)

Indicador principal:
Foi efetuado e concluído o desenvolvimento do sistema GPSUS, implementando a Jornada Real do paciente com os seguintes marcos: Central TARM; Central Médico Regulador; Central Controlador de Frota; Ambulância Socorrista; Central 2o Médico Regulador; Ambulância – Entrega do Paciente na unidade hospitalar. As atividades “1.5 - Homologação em ambiente de QA” e “1.6 - Efetuar entrega dos executáveis para o DATASUS” não puderam sem entregues devido a dois fatores: a) houve grande dificuldade de captação de locais de atuação, com algumas negativas e, em outros casos, grande demora na adesão dos locais ao projeto, apesar desta etapa sempre ser apoiada pela equipe da SVSA. De qualquer maneira, houve grande atraso no começo da interação da equipe do TRAUMA com os locais de atuação, o que causou atraso no design e teste do GPSUS; b) o Datasus também sofreu com inúmeros contratempos ao longo do projeto, tanto com troca de equipe quanto com troca de
coordenações. Apesar do processo de entrega dos Executáveis para o DATASUS ter começado, ele não foi finalizado antes do final do triênio. Esta etapa foi remanejada para o projeto de continuidade.

Unidade de medida: Uso do sistema

Planejado: 1%

Executado: 1.0%


Entrega 02

Descrição: Protocolos de padrão para envio e recebimento de dados sobre eventos associados a causas externas em tempo real (API): mortalidade (SIM), ambulatório (SIA), internação (SIH), notificação (SINAN), polícia, bombeiros, departamento de trânsito (DETRAN), Engenharia de tráfego

Indicador principal: Implementado a Arquitetura do Ecossistema Trauma na Configuração de Ambiente Cloud AWS, contendo os protocolos padrão de recebimento dos dados, bem como a criação e desenvolvimento do banco de Dados unificado. Por outro lado, a atividade “4.3 - Homologação em ambiente de QA para garantir integridade e capacidade do banco de dados” não foi finalizada. Descobriu-se, ao longo do desenvolvimento do projeto, que o movimento de internalização do TRAUMA, partindo da AWS do projeto para ambiente específico do Datasus requer uma série de procedimentos específicos, que demoram tempo e demandam inúmeros acordos institucionais do ministério da saúde. Esta etapa foi remanejada para o projeto de continuidade.

Unidade de medida: Sistemas

Planejado: 1%

Executado: 1.0%


Entrega 03

Descrição: Algoritmos de Interoperabilização de dados dos sistemas de informação em saúde no âmbito do registro de lesões por causas externas: mortalidade (SIM), ambulatório (SIA), internação (SIH), notificação (SINAN)

Indicador principal: A partir dos dados disponibilizados foi desenvolvido a entrega dos algoritmos de interoperabilização considerando: Validação das bases com seus padrões, variáveis e catalogação dos dados; O Tratamento dos dados: Limpeza, Normalização, e processamento desses dados; e a aplicação do método Linkage dos Dados tanto com desenvolvimento interno, quanto com a aplicação do TUCUXI-Blast. Aproveitamos o momento para corrigir o status “A” da tabela de cronograma (TAB_2), informados na Prestação de Contas de 2021 para a atividade 3.1, pois devido a entendimentos equivocados do conceito de preenchimento, foi classificada incorretamente como iniciada (atrasada) considerando o segundo semestre, quando deveria ser informada como não iniciada (em branco) e sem atribuição de % de execução até o início da atividade previsto em cronograma.

Unidade de medida:

Planejado: 0.0%

Executado: 0.0%


Entrega 04

Descrição: Banco de dados centralizado com capacidade de armazenamento e processamento de grandes volumes de dados e consultas em larga escala

Indicador principal: – Implementado a Arquitetura do Ecossistema Trauma na Configuração de Ambiente Cloud AWS, contendo os protocolos padrão de recebimento dos dados, bem como a criação e desenvolvimento do banco de Dados unificado. Por outro lado, a atividade “4.3 - Homologação em ambiente de QA para garantir integridade e capacidade do banco de dados” não foi finalizada. Descobriu-se, ao longo do desenvolvimento do projeto, que o movimento de internalização do TRAUMA, partindo da AWS do projeto para ambiente específico do Datasus requer uma série de procedimentos específicos, que demoram tempo e demandam inúmeros acordos institucionais do ministério da saúde. Esta etapa foi remanejada para o projeto de continuidade.

Unidade de medida:

Planejado: 0.0%

Executado: 0.0%


Entrega 05

Descrição: Algoritmos para envio de dados para alimentação dos sistemas de informação em saúde do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS): mortalidade (SIM), ambulatório (SIA), internação (SIH), notificação (SINAN).

Indicador principal:
Esta entrega não foi finalizada em sua integralidade, devido a 3 fatores: a) houve grande dificuldade de captação de locais de atuação, com algumas negativas e, em outros casos, grande demora na adesão dos locais ao projeto, apesar desta etapa
sempre ser apoiada pela equipe da SVSA. Para os locais que aderiram, houve muita resistência, tanto jurídica quanto técnica, na disponibilização dos dados. Esta resistência foi enfrentada com muita negociação, oferta de apoio técnico (via bolsistas)
e, novamente, apoio da equipe da SVSA. De qualquer maneira, houve grande atraso na transferência efetiva dos dados para a estrutura em nuvem do TRAUMA, o que causou atraso no design no banco de dados integrado e na efetiva criação de regras de verificação de qualidade da informação; b) descobriu-se, ao longo do projeto, que os sistemas não eram abertos a iniciativas de melhoria da qualidade da informação, com isso, a entrega foi alterada para a geração de relatórios de qualidade; c) esmo estes relatórios necessitariam de regras claras de definição de qualidade da informação. Notou-se que as equipes dos locais de atuação e a equipe do ministério da saúde tinham visões e objetivos diferentes em relação a esta entrega. Esta etapa foi repensada e remanejada para o projeto de continuidade.

Unidade de medida:

Planejado: 0.0%

Executado: 0.0%


Entrega 06

Descrição: Apoio à implementação nos municípios pilotos. Compartilhamento de expertise tecnológica para apoiar os desenvolvedores de sistema de atendimento na implementação da API.

Indicador principal:
Foi possível entregar o guia de boas práticas de implementação de protocolos para transmissão dos dados. Por outro lado, a atividade “6.1 - Capacitação dos gestores de saúde no uso do dashboard” não pode ser entregue, visto que houve grande dificuldade de captação de locais de atuação, com algumas negativas e, em outros casos, grande demora na adesão dos locais ao projeto, apesar desta etapa sempre ser apoiada pela equipe da SVSA. Para os locais que aderiram, houve muita resistência, tanto jurídica quanto técnica, na disponibilização dos dados. Esta resistência foi enfrentada com muita negociação, oferta de apoio técnico (via bolsistas) e, novamente, apoio da equipe da SVSA. De qualquer maneira, houve grande atraso na
transferência efetiva dos dados para a estrutura em nuvem do TRAUMA, o que causou atraso no design e aplicação dos dashboards, que ficaram em sua versão de mock-up funcional. Além disso, houve também restrita adesão da equipe da SVSA, evido a outros compromissos, no processo de desenvolvimento e validação destes dashboards. Conseguiu-se desenvolver um exercício chamado “Perguntas de Vigilância”, no qual pode-se listar as perguntas da equipe da SVSA a serem respondidas pelo TRAUMA. O resultado deste exercício foi utilizado como guia na criação das ontologias, e deveria ter sido utilizado para o design final dos dashboards. Apesar da equipe da SVSA ter validados os mock-up, não tiveram disponibilidade para avançar para o
desenvolvimento final destas ferramentas. Assim, não se chegou na etapa de capacitação dos técnicos do ministério. Esta etapa foi remanejada para o projeto de continuidade. A atividade “6.2 - Capacitação dos desenvolvedores sobre o funcionamento da API, suas funções, limitações e melhores práticas de implementação” também não pode ser entregue, pois o Datasus também sofreu com inúmeros contratempos ao longo do projeto, tanto com troca de equipe quanto com troca de coordenações. Também se descobriu, ao longo do desenvolvimento do projeto, que o movimento de internalização do TRAUMA, partindo da AWS do projeto para ambiente específico do Datasus requer uma série de procedimentos específicos, que demoram tempo e demandam inúmeros acordos institucionais do ministério da saúde. Com o TRAUMA ainda não instalado no Datasus, não houve oportunidade de treinamento dos seus técnicos. Assim, esta etapa foi remanejada para o projeto de continuidade.

Unidade de medida:

Planejado: 0.0%

Executado: 0.0%


Entrega 07

Descrição: Painel de visualização de dados personalizável para utilização pelos serviços de vigilância e atenção em saúde locais e nacionais

Indicador principal:
Foi possível demonstrar de forma prototipada os dashboards com informações necessárias para vigilância em saúde. A atividade “7.2 - Desenvolvimento e entrega do painel de visualização dos dados (Dashboard)” não pode ser finalizada. Houve grande dificuldade de captação de locais de atuação, com algumas negativas e, em outros casos, grande demora na adesão dos locais ao projeto, apesar desta etapa sempre ser apoiada pela equipe da SVSA. Para os locais que aderiram, houve muita resistência, tanto jurídica quanto técnica, na disponibilização dos dados. Esta resistência foi enfrentada com muita negociação, oferta de apoio técnico (via bolsistas) e, novamente, apoio da equipe da SVSA. De qualquer maneira, houve grande atraso na
transferência efetiva dos dados para a estrutura em nuvem do TRAUMA, o que causou atraso no design e aplicação dos dashboards, que ficaram em sua versão de mock-up funcional. Também, houve restrita adesão da equipe da SVSA, devido a outros
compromissos, no processo de desenvolvimento e validação destes dashboards. Conseguiu-se desenvolver um exercício chamado “Perguntas de Vigilância”, no qual pode-se listar as perguntas da equipe da SVSA a serem respondidas pelo TRAUMA. O
resultado deste exercício foi utilizado como guia na criação das ontologias, e deveria ter sido utilizado para o design final dos dashboards. Apesar da equipe da SVSA ter validados os mock-up, não tiveram disponibilidade para avançar para o
desenvolvimento final destas ferramentas.

Unidade de medida:

Planejado: 0.0%

Executado: 0.0%


Entrega 08

Descrição: Guia para expansão do Projeto TRAUMA para novos municípios

Indicador principal: Entregue um Relatório do projeto contendo todo o detalhamento das etapas do projeto, seus desafios, lições aprendidas, a Análise de avaliação de impacto e documentações técnicas de cada entrega para as equipes de Tecnologia da Informação.

Unidade de medida:

Planejado: 0.0%

Executado: 0.0%

Tags: Usuários/Pacientes, Gestores, Pesquisadores, Profissionais administrativos, Profissionais assistenciais médicos, Profissionais assistenciais não-médicos.