DIAna (Data Initiative for Analytics) - Evolução e fortalecimento da Rede Nacional de Dados em Saúde com ênfase em ciência de dados.

Este projeto tem como principal objetivo apoiar o DATASUS na execução e implementação de elementos que envolvem arquitetura e uso de informações da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) atendendo a Estratégia de Saúde Digital 2021-2028 (ESD28) para o Brasil. Para este propósito, um conjunto de atividades será realizado: i) apoio na definição e
implementação da arquitetura de dados para Big Data e Analytics em saúde; ii) apoio na definição e implementação da arquitetura de transações e interoperabilidade em saúde; iii) apoio na estratégia e implementação da arquitetura de Cloud Computing e migração de soluções legadas; e por último a iv) transferência de conhecimento, para terceiros indicados pelo DATASUS, dos processos implementados.
DATA
16/04/2021 - 31/12/2023
PROGRAMA
PROADI-SUS
TEMAS PRINCIPAIS
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
TEMAS SECUNDÁRIOS
Saúde digital
ESTADO
Todos
ÁREA DE ATUAÇÃO
Apoio à gestão
ENVOLVIDOS
HIAE - Sociedade Beneficente Israelita Brasileira - Hospital Albert Einstein (HIAE)

Descrição do projeto

Triênio:
2021-2023

Valor final do projeto [último valor do projeto aprovado e publicado]:
R$ 17.869.992,52

Total final executado [execução financeira]:
R$ 17.595.071,74

Abrangência territorial do projeto:
Nacional

Objetivos

Objetivo Específico 1: Apoio na concepção, desenvolvimento e implementação de melhorias na arquitetura da RNDS, utilizando de padrões de controle de transações em sistemas distribuídos, garantindo a interoperabilidade entre arquiteturas centralizadas, distribuídas e híbridas que utilizam de recursos de infraestrutura local e/ou em nuvem.

Objetivo Específico 2. Apoio na definição, sustentação e implementação das estratégias para os planos de migração de soluções legadas e cloud computing, através do entendimento da arquitetura "as-is" e desenho do "to-be" para o mapeamento das demandas necessárias para os processos de transição e integração.

Objetivo Específico 3. Apoio na evolução do ambiente analítico do DATASUS e da RNDS, considerando as necessidades tecnológicas para plataforma de Big Data contemplando Ingestão de Dados, Governança, Processamento e Consumo.

Objetivo Específico 4. Dinâmica de transferência de conhecimento das ações realizadas nos objetivos específicos anteriores (1, 2 e 3), para...

Resultados

Tipo(s) de produto(s) executado(s): Capacitação (cursos)


Entrega 01

Descrição: Desenho e implementação de camadas de integração e comunicação entre serviços, utilizando de padrões de controle de transações em sistemas distribuídos.

Indicador principal:
 Documento de avaliação de arquitetura da RNDS identificando pontos de interesse para melhorias;
 Plano de apoio de implementação de padrão para controle de transações em sistemas distribuídos;
 Plano e implementação de testes no ambiente (capacidade, resiliência e segurança).

Unidade de medida:

Planejado: 0%

Executado: 0.0%


Entrega 02

Descrição: Desenvolvimento de modelos computacionais em protocolo HL7 FHIR R4 para até 10 (dez) modelos de informação.

Indicador principal: Nessa entrega o projeto se dedicou ao levantamento de requisitos, bem como a implementação de até 10 novos modelos de interoperabilidade ao longo do triênio.

Unidade de medida: Percentual

Planejado: 100%

Executado: 100.0%


Entrega 03

Descrição: Execução de 1 (uma) Provas de Conceito (POC) para os modelos de informação propostos.

Indicador principal:
Na presente entrega, foi elaborada uma Prova de Conceito (POC) de um modelo de interoperabilidade em uma unidade de saúde, ambos determinados pelo DATASUS. Para tal, foi analisada a viabilidade de implementação do Registro de Atendimento
Clínico (RAC) na rotina de atendimento de pacientes com obesidade tratados no hospital Santa Casa (BH/MG).

Unidade de medida:

Planejado: 0.0%

Executado: 0.0%


Entrega 04

Descrição: Desenvolvimento das ações orientadas aos processos de integração e deployment contínuo das soluções para ambiente local e nuvem.

Indicador principal: Na presente entrega foram elaboradas propostas de processos de integração e entrega contínuas para produtos de código-fonte desenvolvidos para ambiente local e nuvem.

Unidade de medida:

Planejado: 0.0%

Executado: 0.0%


Entrega 05

Descrição: Desenvolvimento de melhorias na arquitetura de Data Lake, distribuída em camadas de: Ingestão, Storage, Sandbox e Consumo.

Indicador principal:
Durante o período analisado, a equipe do projeto atuou na elaboração do documento de Proposta de Reestruturação do Ambiente de Dados, visando atender as necessidades da COBD na capacidade de suportar demandas de uso do ambiente de dados por iniciativas do Ministério da Saúde. Junto deste documento foi entregue a Infraestrutura como Código (IaC) do ambiente de dados em Cloud AWS, considerando a arquitetura produtiva do ambiente e melhorias propostas no documento.
A colaboração do projeto estendeu-se também à gestão e ao desenvolvimento de rotinas de processamento de dados para a RNDS, serviços internos ao DATASUS e para as frentes de disseminação de dados públicos em saúde.

Unidade de medida:

Planejado: 0.0%

Executado: 0.0%


Entrega 06

Descrição: Documentação para implementação de uma política de Governança de Dados e terminologias para a RNDS e Data Lake, orquestrando as necessidadesnas diferentes camadas que compõem.

Indicador principal: Durante o período analisado, a equipe do projeto atuou na elaboração do documento de Proposta de Governança de Dados, analisando os papeis e responsabilidades no contexto de governança a fim de estabelecer uma base para o gerenciamento eficiente e responsável das informações armazenadas no ambiente de dados da área.

Unidade de medida:

Planejado: 0.0%

Executado: 0.0%


Entrega 07

Descrição: Criação de três modelos de ciências de dados em bases multimodais para evolução e teste do Data Lake.

Indicador principal:
Na frente de trabalho de Analytics, visando o desenvolvimento de modelos multimodais de ciências de dados para evolução e tese do Data Lake, as atividades foram organizadas em sprints quinzenais, que cobriam diferentes etapas na concepção do
modelo e do dashboard. O conjunto de dados utilizados são pertencentes a uma amostra de evento adverso pós vacinal de COVID19, disponibilizado pela equipe de Arquitetura, via COBD. As etapas incluíram o desenvolvimento de um catálogo de
dados, um estudo sobre a sanidade dos dados, análise exploratória, processamento dos dados e a criação de um modelo de clusterização, juntamente com um dashboard.

Unidade de medida:

Planejado: 0.0%

Executado: 0.0%


Entrega 08

Descrição: Transferência de Conhecimento

Indicador principal: Este projeto pedagógico, meticulosamente elaborado, abrange desde a concepção até a entrega de aulas sobre temas da Interoperabilidade, utilizando a plataforma Moodle para facilitar uma aprendizagem interativa e acessível. A inclusão da tecnologia Docker para otimizar a entrega do conteúdo ao DATASUS destaca a integração da teoria com a prática, enfatizando a importância de uma infraestrutura tecnológica sólida na educação moderna. Este esforço coletivo não apenas ilustra a aplicação prática dos conceitos ensinados, mas também estabelece um padrão para a implementação de programas educacionais em ambientes

Unidade de medida:

Planejado: 0.0%

Executado: 0.0%


Entrega 09

Descrição: Revisão de Modelos de Informação e Manutenção de artefatos computacionais (não classificados como Modelos Computacionais) de interoperabilidade para o ambiente da RNDS.

Indicador principal:

Unidade de medida:

Planejado: 0.0%

Executado: 0.0%

Tags: Usuários/Pacientes, Gestores, Pesquisadores, Profissionais administrativos, Profissionais assistenciais médicos, Profissionais assistenciais não-médicos.