Excelência Operacional no SUS

Reduzir os riscos à saúde de pacientes e profissionais de saúde em ao menos 45 unidades
hospitalares acometidas pelo problema da superlotação e aumentar a oferta de serviços
através da otimização dos fluxos de atendimento utilizando a metodologia Lean Healthcare.
DATA
03/11/2021 - 31/12/2023
PROGRAMA
PROADI-SUS
TEMAS PRINCIPAIS
Redução de tempo de espera (atendimento especializado)
TEMAS SECUNDÁRIOS
Gestão do SUS
ESTADO
Todos
ÁREA DE ATUAÇÃO
Apoio à gestão
ENVOLVIDOS
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência (BP) - Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência (BP)

Descrição do projeto

Triênio:
2021-2023

Valor final do projeto [último valor do projeto aprovado e publicado]:
R$ 17.201.063,00

Total final executado [execução financeira]:
R$ 16.777.133,86

Abrangência territorial do projeto:
Nacional

Região(s) atendida(s) pelo projeto:
Todas

Objetivos

1. Reduzir os níveis de superlotação nos serviços de urgência dos hospitais participantes
entre o momento de diagnóstico inicial e período de monitoramento do projeto (para
esta avaliação será utilizado o Indicador sintético de superlotação NEDOCS - National
Emergency Department Overcrowding Score);
2. Reduzir o tempo de passagem do paciente entre o momento de admissão e a alta,
demonstrado como uma variação entre o momento de diagnóstico inicial e o período
de monitoramento do projeto (Indicador: Tempo de permanência, inclusive
internação);
3. Reduzir o tempo de passagem do paciente no serviço de urgência, considerando o
intervalo de tempo entre a admissão e a chegada a um leito em unidade de internação, demonstrado como uma variação entre o momento de diagnóstico inicial e o período
de monitoramento do projeto (Indicador: Tempo de permanência, exceto internação).

Resultados

Tipo(s) de produto(s) executado(s): Capacitação (cursos)


Entrega 01

Descrição: Planejamento e gestão do projeto

Indicador principal: - Planejamento e gestão do projeto

Unidade de medida:

Planejado: 0%

Executado: 0.0%


Entrega 02

Descrição: Seleção dos hospitais

Indicador principal: Alinhamento e pactuação

Unidade de medida:

Planejado: 0%

Executado: 0.0%


Entrega 03

Descrição: Diagnóstico e Capacitação

Indicador principal:
- Diagnóstico inicial;
- Capacitação inicial;
- Diagnóstico final;

Unidade de medida: Percentual

Planejado: 85.0%

Executado: 9923.0%


Entrega 04

Descrição: Implementação

Indicador principal:
- Visitas técnicas;
- Acompanhamento intervisita.

Unidade de medida:

Planejado: 0.0%

Executado: 0.0%


Entrega 05

Descrição: Monitoramento e controle

Indicador principal: - Monitoramento dos indicadores e acompanhamento dos planos de ação.

Unidade de medida:

Planejado: 0.0%

Executado: 0.0%


Entrega 06

Descrição: Eventos

Indicador principal:
- Abertura e fechamento de ciclo;
- Workshop Lean nas Emergências.

Unidade de medida:

Planejado: 0.0%

Executado: 0.0%

Tags: Usuários/Pacientes, Gestores, Profissionais administrativos, Profissionais assistenciais médicos, Profissionais assistenciais não-médicos.