Fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde por meio do apoio à implementação das linhas de cuidados de sobrepeso e obesidade, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica, acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio - FortaleceRAS

Apoiar a implementação das linhas de cuidado: Sobrepeso e Obesidade, Diabetes Mellitus tipo 2, Hipertensão Arterial, Acidente Vascular Cerebral e Infarto Agudo do Miocárdio em duas regiões de saúde, de forma escalonada.
DATA
19/05/2021 - 31/12/2023
PROGRAMA
PROADI-SUS
TEMAS PRINCIPAIS
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
TEMAS SECUNDÁRIOS
Gestão do SUS
ESTADO
Todos
ÁREA DE ATUAÇÃO
Apoio à gestão
ENVOLVIDOS
Hcor - Associação Beneficente Síria - Hospital do coração (Hcor)

Descrição do projeto

Triênio:
2021-2023

Valor final do projeto [último valor do projeto aprovado e publicado]:
R$ 8.828.000,00

Total final executado [execução financeira]:
R$ 6.984.542,58

Abrangência territorial do projeto:
Regional

Objetivos

- Identificar barreiras de implementação de linhas de cuidado;
- Realizar diagnóstico situacional dos serviços de saúde e da população;
- Elaborar plano de intervenção regional das linhas de cuidado em parceria com os municípios participantes;
- Capacitar os profissionais dos serviços envolvidos nas linhas de cuidados;
- Apoiar os profissionais envolvidos na implementação das linhas de cuidado por meio de oficinas de monitoramento;
- Monitorar e avaliar indicadores de processos e resultados relacionados à implementação das linhas de cuidado.

Resultados

Tipo(s) de produto(s) executado(s): Capacitação (cursos)


Entrega 01

Descrição: Relatório de barreiras de implementação de linhas de cuidado

Indicador principal: Visou embasar gestores e profissionais na implementação de práticas clínicas, a partir da apresentação de modelos teóricos e frameworks de implementação, bem como, da identificação de barreiras e facilitadores no processo de implementação de acordo com o nível organizacional (micro, meso e macro). Estas tiveram por objetivo facilitar fluxos de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), subsidiando profissionais de saúde, gestores e cidadãos quanto à identificação de agravos e onde buscar atendimento. A identificação das barreiras e facilitadores auxilia no processo de implementação das linhas de cuidado e traz benefícios aos pacientes para um melhor fluxo na Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Unidade de medida:

Planejado: 0%

Executado: 0.0%


Entrega 02

Descrição: Dois relatórios de diagnósticos situacionais

Indicador principal: A elaboração dos diagnósticos situacionais permitiu a sistematização e apresentação dos dados e equipamentos de saúde presentes nas duas regiões de saúde. Nesse sentido, o engajamento dos gestores no levantamento das informações foi essencial para o desenvolvimento das atividades e possibilitou a estruturação de coleta e compilação dos dados, com consequente identificação das necessidades em saúde e de possibilidades de monitoramento das condições de saúde. Conforme descrito no plano de trabalho, as informações foram coletadas através de bases de dados secundários nacionais, estaduais ou municipais, como as bases de dados do CNES, e também por meio de instrumentos desenvolvidos para o mapeamento dos processos dos serviços de saúde. Promover a autonomia dos municípios no monitoramento das condições de saúde de seu território é indispensável para a garantia da regionalização e o respeito aos princípios e diretrizes do SUS. Ademais, o diagnóstico situacional é uma ferramenta para identificação das condições de saúde e risco de uma população, possibilitando o planejamento de ações em saúde. Contribui também para as atividades implementadas e consequentemente auxilia na melhor assistência ao paciente.

Unidade de medida:

Planejado: 0%

Executado: 0.0%


Entrega 03

Descrição: Dois planos de intervenção para a implementação das linhas de cuidado.

Indicador principal: Os dois planos de intervenção, um para cada região de saúde, apresentaram mobilização e adesão de importantes atores-chaves (técnicos de referência, profissionais, gerentes e diretores de serviços) no processo de escrita dos documentos. Os planos de intervenção visaram direcionar as ações de implementação e envolver os principais atores no fortalecimento das linhas de cuidado prioritárias. Nas duas regiões de saúde, as ações de implementação foram definidas, assim como os atores responsáveis, período, locais de execução e indicadores de monitoramento. A execução das ações descritas nos planos auxiliou a organização do sistema de saúde regional e aprimoramento da gestão clínica para as cinco linhas de cuidado. A utilização dessa ferramenta (plano de intervenção) foi relevante para o cumprimento das ações necessárias para a implementação das linhas de cuidado nas duas regiões de saúde do projeto.

Unidade de medida: Plano de trabalho

Planejado: 2.0%

Executado: 2.0%


Entrega 04

Descrição: Capacitação dos profissionais dos diferentes níveis de atenção à saúde.

Indicador principal:
Para as capacitações dos profissionais de saúde, primeiramente foi realizada a qualificação dos tutores, juntamente com a entrega do material de orientação (Guia do tutor). Os tutores presentes nos serviços de saúde, identificaram os profissionais líderes e realizaram as capacitações em quatro módulos com temas relevantes para a implementação das linhas de cuidados prioritárias. Os tutores eram responsáveis pela capacitação nos serviços de saúde de profissionais de saúde de todas os níveis
de atenção nas duas regiões de saúde. Além destas, foram desenvolvidas Sessões de Aprendizagem Virtuais (SAV), síncronas, com ciclos para cada uma das cinco linhas de cuidados com médicos especialistas do Hcor e profissionais de diferentes níveis de atenção. O escalonamento do aprendizado é uma das primícias para a implementação do conhecimento e possível translação nos serviços de saúde. A implementação do conhecimento adquirido nas capacitações concentrou-se em estratégias utilizadas para adotar e integrar, as já existentes, intervenções baseadas em evidências científicas, considerando o contexto regional. Houve também o desenvolvimento de um curso de ensino à distância (EaD) sobre a importância do monitoramento de indicadores com foco nas linhas de cuidado abordadas no projeto. Esse curso teve a intenção de melhorar a qualidade e de potencializar a coleta de dados e avaliação da implementação das linhas de cuidado.
Essa entrega reforça a qualificação da força de trabalho do SUS através das capacitações realizadas e a gestão dos serviços de saúde por meio do monitoramento de indicadores em saúde. Os indicadores permitem o conhecimento do cenário em que se está inserido e auxiliam as atividades de planejamento da prática dos serviços de saúde.

Unidade de medida: Percentual

Planejado: 100.0%

Executado: 100.0%


Entrega 05

Descrição: Relatório de monitoramento das ações.

Indicador principal: Nesta entrega, de monitoramento de ações, foi possível elencar as dificuldades que os gestores e profissionais de saúde enfrentaram e discutir em conjunto possibilidades de superação, a partir das realidades locais. A participação das articuladoras locais e tutores mostraram a importância do trabalho em equipe para mobilização, sensibilização, comunicação e integração dos atores sociais envolvidos na capacitação e implementação das ações.

Unidade de medida:

Planejado: 0.0%

Executado: 0.0%


Entrega 06

Descrição: Relatório do processo de implementação das linhas de cuidado.

Indicador principal: Para o monitoramento dos indicadores, o apoio da equipe de tutores, articuladoras e gestão também foi fundamental para a obtenção dos indicadores de resultados do projeto. Notou-se a importância da gestão regional para apoiar a participação dos profissionais no curso de indicadores e fortalecer a coleta de dados. Conforme citado anteriormente, os indicadores em saúde permitem o conhecimento do território e auxiliam nas tomadas de decisões que visam a melhor assistência ao paciente atendido e melhor fluxo de trabalho. Com isso, a equipe do projeto incentivou frequentemente a coleta dos indicadores, além do desenvolvimento do curso EaD.

Unidade de medida:

Planejado: 0.0%

Executado: 0.0%

Tags: Gestores, Profissionais administrativos, Profissionais assistenciais médicos, Profissionais assistenciais não-médicos, Agentes comunitários.