Projetos
Plataforma para Análise Avançada de Dados e Inteligência Artificial para Utilização em Processos de Auditoria
Descrição do projeto
Triênio:
2021-2023
Valor final do projeto [último valor do projeto aprovado e publicado]:
R$ 7.723.799,00
Total final executado [execução financeira]:
R$ 7.414.069,04
Abrangência territorial do projeto:
Nacional
Região(s) atendida(s) pelo projeto:
Todas
Objetivos
Aprimorar a Interoperabilidade dos dados com uso de técnicas para otimizar a análise de dados e construção de estrutura de informação para aplicação em auditoria do SUS.Desenvolver modelos analíticos escaláveis para a plataforma de gestão dados, permitindo detectar automaticamente possíveis anomalias nos programas do Ministério da Saúde.
Disseminar o conhecimento das tecnologias e produtos desenvolvidos no projeto para a equipe do DENASUS
Resultados
Tipo(s) de produto(s) executado(s): Software
Entrega 01
Descrição: Ecossistema de dados
Indicador principal:
o Complementação da ingestão das bases inicialmente tratadas em 2022 (SIH, SIA, SIGTAP, CNEs e IBGE);
o Inclusão das bases DBGERAL, NACIONAL e CADSUS (esta última responsável pela vinculação dos dados entre as bases);
o Cargas de dados relacionadas às competências de 2023;
o Eliminação da dependência de dados abertos do FTP do DATASUS, viabilizando a construção de trilhas que exigiam vinculação de dados;
o Sustentação do ecossistema no ambiente MS (melhorias e correções pontuais);
o Direcionamento de outros parceiros no uso do ecossistema de dados, via Grupo de Trabalho de Arquitetura, iniciando uma conversa de expansão do ecossistema para outras iniciativas gerenciadas pelo DENASUS;
o Levantamento de limitações da infraestrutura disponibilizada em cloud do MS, sinalizando possíveis gargalos futuros na operação, uso e expansão do ecossistema.
Unidade de medida:
Planejado: 0%
Executado: 0.0%
Entrega 02
Descrição: Plataforma PAMDAS
Indicador principal:
o Refinamento e disponibilização de relatórios complementares à auditoria: Relatório de Inspeção (Geral e de Oncologia), Relatório de Recursos Humanos (por CNES e por Profissional) e Relatório de Modificações do Estabelecimento de Saúde (Timeline);
o Construção de telas para exibição de indicadores, alertas e mapas;
o Sustentação da plataforma no ambiente MS (melhorias e correções pontuais mediante homologação pelo DENASUS);
Unidade de medida:
Planejado: 0%
Executado: 0.0%
Entrega 03
Descrição: Interface e login da plataforma PAMDAS
Indicador principal:
o Implementação do módulo de login via SCPA, integrado ao ambiente produtivo (anteriormente vinculado ao ambiente de homologação);
o Refinamento de componentes de interface, para facilitar desenvolvimento e melhor exibição de informações na tela;
Unidade de medida:
Planejado: 0.0%
Executado: 0.0%
Entrega 04
Descrição: Nefrologia
Indicador principal:
o Recebimento e validação do entendimento de requisitos;
o Início do desenvolvimento das trilhas de auditoria do programa, sendo 10 trilhas recebidas, 1 implantada, 6 em construção e 3 bloqueadas (inexistência de dados ou por solicitação do DENASUS);
Unidade de medida:
Planejado: 0.0%
Executado: 0.0%
Entrega 05
Descrição: Oncologia
Indicador principal:
o Validação do entendimento de requisitos;
o Desenvolvimento das trilhas de auditoria do programa, sendo 22 trilhas recebidas, 16 implantadas, 4 em construção e 2 bloqueadas (inexistência de dados);
o Criação de provas de conceito de Advanced Analytics, usando técnicas de Machine Learning para processamento de linguagem natural, OCR de receitas médicas, identificação de outliers e análises geoespaciais de deslocamento de pacientes;
Unidade de medida:
Planejado: 0.0%
Executado: 0.0%
Entrega 06
Descrição: Documentação
Indicador principal:
o Atualização de documentos previamente criados, sobre ecossistema e plataforma;
o Construção de documentos faltantes, sobre ambientes computacionais e modelos analíticos;
o Início de construção do manual de usuário.
Unidade de medida:
Planejado: 0.0%
Executado: 0.0%
Entrega 07
Descrição: Workshops
Indicador principal:
o Elaboração de propostas (carga horária, público-alvo, conteúdo programático);
o Elaboração de materiais (slides, documentos, ferramentas a serem exibidas);
o Elaboração de cronograma de realização dos workshops.
Unidade de medida:
Planejado: 0.0%
Executado: 0.0%