2021 - 2023
Triênio
R$ 7.288.701,00
Valor Inicial do Projeto

Descrição do Projeto

Desenvolver a plataforma de análise de dados para avaliar informações da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), aplicada aos processos de trabalho do DENASUS na identificação de possíveis anomalias na execução das ações e serviços de saúde à população, para promover a correta aplicação de recursos federais destinados aos pacientes do SUS.

Objetivos

Aprimorar a Interoperabilidade dos dados com uso de técnicas para otimizar a análise de dados e construção de estrutura de informação para aplicação em auditoria do SUS.
Desenvolver modelos analíticos escaláveis para a plataforma de gestão dados, permitindo detectar automaticamente possíveis anomalias nos programas do Ministério da Saúde.
Disseminar o conhecimento das tecnologias e produtos desenvolvidos no projeto para a equipe do DENASUS

Resultados Esperados

Software


Entrega 01

Entrega 01 descrição: Ecossistema de dados

Entrega 01 indicador principal:
o Complementação da ingestão das bases inicialmente tratadas em 2022 (SIH, SIA, SIGTAP, CNEs e IBGE);
o Inclusão das bases DBGERAL, NACIONAL e CADSUS (esta última responsável pela vinculação dos dados entre as bases);
o Cargas de dados relacionadas às competências de 2023;
o Eliminação da dependência de dados abertos do FTP do DATASUS, viabilizando a construção de trilhas que exigiam vinculação de dados;
o Sustentação do ecossistema no ambiente MS (melhorias e correções pontuais);
o Direcionamento de outros parceiros no uso do ecossistema de dados, via Grupo de Trabalho de Arquitetura, iniciando uma conversa de expansão do ecossistema para outras iniciativas gerenciadas pelo DENASUS;
o Levantamento de limitações da infraestrutura disponibilizada em cloud do MS, sinalizando possíveis gargalos futuros na operação, uso e expansão do ecossistema.

Entrega 01 planejado: 0.0%

Entrega 01 executado: 0.0%


Entrega 02

Entrega 02 descrição: Plataforma PAMDAS

Entrega 02 indicador principal:
o Refinamento e disponibilização de relatórios complementares à auditoria: Relatório de Inspeção (Geral e de Oncologia), Relatório de Recursos Humanos (por CNES e por Profissional) e Relatório de Modificações do Estabelecimento de Saúde (Timeline);
o Construção de telas para exibição de indicadores, alertas e mapas;
o Sustentação da plataforma no ambiente MS (melhorias e correções pontuais mediante homologação pelo DENASUS);

Entrega 02 planejado: 0.0%

Entrega 02 executado: 0.0%


Entrega 03

Entrega 03 descrição: Interface e login da plataforma PAMDAS

Entrega 03 indicador principal:
o Implementação do módulo de login via SCPA, integrado ao ambiente produtivo (anteriormente vinculado ao ambiente de homologação);
o Refinamento de componentes de interface, para facilitar desenvolvimento e melhor exibição de informações na tela;

Entrega 03 planejado: 0.0%

Entrega 03 executado: 0.0%


Entrega 04

Entrega 04 descrição: Nefrologia

Entrega 04 indicador principal:
o Recebimento e validação do entendimento de requisitos;
o Início do desenvolvimento das trilhas de auditoria do programa, sendo 10 trilhas recebidas, 1 implantada, 6 em construção e 3 bloqueadas (inexistência de dados ou por solicitação do DENASUS);

Entrega 04 planejado: 0.0%

Entrega 04 executado: 0.0%


Entrega 05

Entrega 05 descrição: Oncologia

Entrega 05 indicador principal:
o Validação do entendimento de requisitos;
o Desenvolvimento das trilhas de auditoria do programa, sendo 22 trilhas recebidas, 16 implantadas, 4 em construção e 2 bloqueadas (inexistência de dados);
o Criação de provas de conceito de Advanced Analytics, usando técnicas de Machine Learning para processamento de linguagem natural, OCR de receitas médicas, identificação de outliers e análises geoespaciais de deslocamento de pacientes;

Entrega 05 planejado: 0.0%

Entrega 05 executado: 0.0%


Entrega 06

Entrega 06 descrição: Documentação

Entrega 06 indicador principal:
o Atualização de documentos previamente criados, sobre ecossistema e plataforma;
o Construção de documentos faltantes, sobre ambientes computacionais e modelos analíticos;
o Início de construção do manual de usuário.

Entrega 06 planejado: 0.0%

Entrega 06 executado: 0.0%


Entrega 07

Entrega 07 descrição: Workshops

Entrega 07 indicador principal:
o Elaboração de propostas (carga horária, público-alvo, conteúdo programático);
o Elaboração de materiais (slides, documentos, ferramentas a serem exibidas);
o Elaboração de cronograma de realização dos workshops.

Entrega 07 planejado: 0.0%

Entrega 07 executado: 0.0%

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