2021 - 2023
Triênio
Em atualização
Valor Inicial do Projeto
1
Estados Atendidos

Descrição do Projeto

Avaliar a exequibilidade da implementação de um programa para prevenção de AVC e declínio cognitivo na atenção primária à saúde, por meio de uma polipílula, com a combinação de dose fixa de medicamentos anti-hipertensivos e estatina (valsartan 20 mg, anlodipina 2,5 mg e rosuvastatina 10 mg, uma vez ao dia), usada isoladamente ou em associação com mudanças de estilo de vida (intervenção de Agentes Comunitários da Saúde e uso do aplicativo Riscômetro de AVC).

Objetivos

? Desenvolver protocolos clínicos para serem utilizados no projeto;
? Desenvolver instrumentos de implementação e de pesquisa para o projeto;
? Realizar projeto piloto em seis unidades de Estratégia Saúde da Família (UESFs) da cidade de Porto Alegre, com o objetivo de testar a viabilidade da implementação das intervenções, os protocolos clínicos e os instrumentos de coletas de dados;
? Avaliar as taxas de recrutamento e de adesão às intervenções;
? Determinar a eficácia da polipílula na obtenção da redução clinicamente relevante de 2,5 mm Hg na PAS em comparação com o placebo 6 e 9 meses após a randomização. A PAS elevada é o fator de risco mais significativo para o AVC associado a quase três quartos do impacto relacionado ao AVC / DCV. Uma redução de 2,5 mm Hg na PAS está associada a uma redução de 10% na incidência de AVC.
? Capacitação dos profissionais de saúde para implementação da Iniciativa HEARTS
? Avaliar a viabilidade da implementação do programa assistencial da Iniciativa HEARTS na atenç...

Resultados Esperados

Capacitação (cursos)

Logo SUS Logo MS

Nós vamos assistir você a ter sucesso em encontrar dados importantes.