Reabilitação na Síndrome Pós-cuidados intensivos

Ofertar apoio para a otimização do fluxo hospitalar em especial dos pacientes com síndrome pós-cuidados
intensivos (PICS - post intensive care syndrome), através de melhoria de processos e capacitação de profissionais
de saúde, de forma a reduzir complicações clínicas, favorecendo a reabilitação, otimizando a alta segura com
potencial impacto positivo na qualidade de vida.
DATA
22/04/2021 - 31/12/2023
PROGRAMA
PROADI-SUS
TEMAS PRINCIPAIS
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
TEMAS SECUNDÁRIOS
Gestão do SUS
ESTADO
Minas Gerais
ÁREA DE ATUAÇÃO
Apoio à gestão
ENVOLVIDOS
HSL - Sociedade Beneficente de Senhoras - Hospital Sírio Libanês

Descrição do projeto

Triênio:
2021-2023

Valor final do projeto [último valor do projeto aprovado e publicado]:
R$ 12.716.470,00

Total final executado [execução financeira]:
R$ 11.277.473,00

Abrangência territorial do projeto:
Nacional

Região(s) atendida(s) pelo projeto:
Todas

Objetivos

1. Disponibilizar ferramentas de melhorias de processos que otimizem o fluxo do paciente durante o
acompanhamento nos serviços de saúde, com foco na reabilitação, redução do tempo de internação e alta segura
para o domicílio;
2. Estruturar a prática de visitas multidisciplinares diárias (telerounds) com acompanhamento horizontal dos
pacientes internados nas UTIs, otimizando a reabilitação e alta segura para a enfermaria;
3. Estruturar a prática de visitas multidisciplinares semanais nas enfermarias com foco em reduzir o tempo de
internação e promover a alta segura hospitalar.
4. Ofertar capacitações para as equipes de saúde (UTI e enfermaria) com foco no cuidado integral e
multiprofissional, em reabilitação, em especial dos pacientes com síndrome pós-cuidados intensivos, com base
nas melhores práticas clínicas atuais.
5. Estimular a articulação de rede de atenção à saúde (RAS) local, favorecendo a alta segura do paciente com
síndrome pós-cuidados intensivos, que tenha indicação de alta par...

Resultados

Tipo(s) de produto(s) executado(s): Capacitação (cursos)


Entrega 01

Descrição:
Mapeamento da Cadeia de Reabilitação
- Aplicar o mapeamento de fluxos e processos – presencial
- Desenvolver plano de ação individualizado dos serviços de saúde
– Apresentação de proposta de melhoria à Instituição
- Coletar indicadores de performance
- Monitorar fluxos e processos de melhorias

Indicador principal: As atividade foram executadas em sua totalidade e respeitando o prazo previsto em plano de trabalho.

Unidade de medida: Percentual

Planejado: 100%

Executado: 100.0%


Entrega 02

Descrição:
Qualificação da Assistência em Unidade de Terapia Intensiva
- 2.1 Realizar telerounds multiprofissionais
- Mapear a escala de funcionalidade dos pacientes da unidade
- Capacitar a equipe multiprofissional

Indicador principal: Durante todo o projeto, a equipe do projeto REAB realizou o acompanhamento sistemático dos dados e indicadores dos serviços. O acompanhamento ocorreu a partir do preenchimento de uma planilha eletrônica. Seguindo os mesmos procedimentos do diagnóstico inicial, na última visita presencial, a equipe do projeto REAB realizou o diagnóstico final. Os dados, indicadores e informações estratégicas foram novamente coletados e validados, bem como foi realizada uma análise crítica comparando do cenário inicial e final (diagnóstico inicial e final).

Unidade de medida: Percentual

Planejado: 100%

Executado: 100.0%


Entrega 03

Descrição:
Qualificação da Assistência em Unidade de Internação
– Promover a articulação com serviço de atenção domiciliar
– Mapear a escala de funcionalidade dos pacientes - Barthel
– Capacitar a equipe multiprofissional na reabilitação do usuário
– Implementar estratégias para alta segura
- Mapear a continuidade do cuidado na alta hospitalar

Indicador principal:
Para execução da SAV foram utilizados diversas estratégias metodológicas, materiais didáticos e evidências científicas. Todas as SAVs contaram com a participação de representantes das seis duplas de serviço.
com exceção da SAV “Interação da fonoaudiologia e nutrição na jornada do paciente desde a UTI até o SAD”,Durante as visitas presenciais e remotas, foram conduzidas discussões sobre a aplicabilidade, a operacionalização e o esclarecimento de dúvidas quanto à utilização do checklist. Também foi realizado pela equipe do projeto REAB: esclarecimento de dúvidas sobre a aplicação da ferramenta; acompanhada a planilha de controle para verificar a quantidade de casos advindos do hospital de referência que foram avaliados pelo SAD; e discussão técnica dos resultados de qualidade de vida observados.

Unidade de medida: Percentual

Planejado: 100.0%

Executado: 100.0%


Entrega 04

Descrição:
Apoiar a Reabilitação do Usuário Após Alta Hospitalar para Atenção Domiciliar
- Capacitar a equipe do SAD
- Mapear o acompanhamento clínico pós-alta hospitalar
- Monitorar adesão ao programa de reabilitação no SAD

Indicador principal:
Para execução da SAV foram utilizados diversas estratégias metodológicas, materiais didáticos e evidências científicas. Todas as SAVs contaram com a participação de representantes das seis duplas de serviço, com exceção da SAV “Interação da fonoaudiologia e nutrição na jornada do paciente desde a UTI até o SAD”. a equipe do projeto REAB conduziu apresentações sobre a escala de Barthel, avaliação da funcionalidade e qualidade de vida. Nessas apresentações foi fornecido o embasamento teórico das avaliações de funcionalidade, discutidas as propriedades psicométricas e interpretabilidade das ferramentas de medida e detalhada a metodologia de administração da escala de Barthel e SF-36. Os dados das escalas foram reportados para a equipe do projeto, de forma anonimizada, por meio de uma planilha eletrônica.
A equipe do projeto REAB monitorou durante os encontros virtuais e presenciais, o andamento das ações planejadas, assim como ofereceu suporte para o gerenciamento do plano, visando assegurar que o plano contemplasse as necessidades do serviço e a capacidade executiva do mesmo. Na última visita presencial, diagnóstico final, o macrofluxo e os demais diagnósticos foram reavaliados. Paralelamente, foi calculado o percentual de adesão aos planos de ação, visto que esta atividade foi estratégica para incorporação de melhorias ao serviço, e meta estabelecida dentro da matriz lógica do projeto. A apresentação destes dados
ocorreu durante a visita de diagnóstico final, sendo compartilhados com a equipe e as lideranças do serviço.

Unidade de medida: Percentual

Planejado: 100.0%

Executado: 100.0%


Entrega 05

Descrição:
Divulgação de Resultados / Produtos Desenvolvidos
– Divulgação de resultados
- Elaborar materiais instrutivos de apoio à capacitação

Indicador principal: Essa atividade foi executada em sua totalidade. O material possibilita que os profissionais que participaram das atividades do projeto revisem os conteúdos e promovam a divulgação interna, estimulando assim a melhoria contínua.

Unidade de medida: Porcentagem

Planejado: 100.0%

Executado: 100.0%

Tags: Usuários/Pacientes, Gestores, Profissionais assistenciais médicos, Profissionais assistenciais não-médicos.