Projetos
Reestruturação de Hospitais Públicos
Descrição do projeto
Triênio:
2021-2023
Valor final do projeto [último valor do projeto aprovado e publicado]:
R$ 10.905.681,00
Total final executado [execução financeira]:
R$ 10.956.616,80
Abrangência territorial do projeto:
Nacional
Região(s) atendida(s) pelo projeto:
Todas
Objetivos
1. Implantar junto à equipe do hospital os seguintes processos de gestão a partir da Avaliação Diagnóstica por meio da ferramenta FAHOSP:• Formação da equipe referência para acompanhamento das ações do projeto com representatividade dos setores que serão trabalhados (NEP, NIR, NSP, Centro Cirúrgico, CME, Unidade de Internação, UTI, Engenharia Clínica, Farmácia, Urgência e Emergência);
• Gestão de Indicadores de Processos e Resultados: construção de fichas técnicas, painel de lançamento de resultados mensais, campo de análises críticas e gráficos de acompanhamento;
• Reestruturação do Núcleo de Educação Permanente (documentos normativos, colegiado ativo;
planejamento anual de capacitações, avaliações das capacitações, indicadores de treinamento);
• Capacitações nas modalidades a distância no ambiente virtual de aprendizagem (EAD): Curso de Diagnóstico e Elaboração de Plano de Incorporação de Equipamentos Médicos, Sepse e Choque Séptico, Parada Cardiorrespiratória (game). Capacitações dos serviços em p...
Resultados
Tipo(s) de produto(s) executado(s): Capacitação (cursos)
Entrega 01
Descrição: Seleção e Diagnóstico das Instituições Selecionadas
Indicador principal: Com a ampliação do escopo para o Pronto Socorro, no início do Ciclo II as equipes técnicas realizaram, durante a primeira visita multiprofissional presencial, a validação do resultado do diagnóstico da FAHosp no Pronto Socorro (atividade 1.6 e 1.7), (anexo 1 – FAHOSP inicial - Pronto Socorro)a fim de garantir o rigor metodológico da avaliação e de evidenciar novas oportunidades de melhoria nos processos, visto que a aplicação foi realizada ao final do Ciclo I por avaliadores internos das respectivas instituições (M1.6) (anexo 2 – FAHOSP final).
Unidade de medida: Percentual
Planejado: 100%
Executado: 100.0%
Entrega 02
Descrição: Implantação do NEP e Capacitações
Indicador principal: Ainda no Ciclo II foi dada continuidade das ações de capacitações planejadas, com a participação de 1217 servidores nas temáticas: Gestão de Indicadores, Responsabilização, Qualidade e Segurança do Paciente, realizadas de forma online por meio de videoconferências, além de 03 Cursos na modalidade à Distância (EAD) que foram: GAME Parada Cardiorrespiratória (PCR) – 3a edição, Sepse e Escala NEWS - 3a edição, ambos autoinstrucionais sem tutoria e Gestão de Equipamentos – 2a edição com tutoria. Todos os cursos tiveram como objetivo sensibilizar as equipes multiprofissionais dos hospitais para continuidade das ações de implantação, monitoramento e fortalecimento no que se refere aos processos assistenciais e de gestão. Foi mantido o acompanhamento dos 11 Núcleos de Educação Permanente (NEP) dos 14 implantados ou reestruturados ao longo do ciclo I, com a ampliação das ações de capacitação para as demais áreas do hospital de modo a fomentar a cultura de aprendizagem, bem como ampliar os processos implantados nas demais áreas. Além disso, os Núcleos de Educação Permanente iniciaram o monitoramento mensal dos indicadores de treinamento discutidos com o projeto com realização de plano de melhorias, o que resultou no aumento da adesão da equipe multiprofissional nas capacitações, bem como na satisfação dos servidores, além de possibilitar a organização e gestão dos treinamentos de forma estratégica.
Unidade de medida: Percentual
Planejado: 100%
Executado: 49.0%
Entrega 03
Descrição:
Preparação dos Processos de trabalho
- Reunião mensal (online) de alinhamento com a direção
Indicador principal: O processo de validação do resultado da Ferramenta no Pronto Socorro resultou em elaboração de plano de ação para as parciais conformidades e não conformidades, através da ferramenta 5W2H, sendo revisitado e atualizado mensalmente à distância e durante as visitas presenciais mensais, divididas por categorias. Após cada visita presencial, foram elaborados relatórios dos achados encontrados pela equipe executora do projeto, onde foram propostas atualizações dos planos de ação acompanhados bem como os prazos para suas execuções.
Unidade de medida:
Planejado: 0.0%
Executado: 0.0%
Entrega 04
Descrição: Gerenciamento de Riscos e Implantação de Protocolos de Segurança e NSP
Indicador principal: O projeto, em conjunto com os Núcleos de Segurança do Paciente das instituições, apoiou, ao longo do ciclo II, na implantação das metas de segurança do paciente e fluxos do gerenciamento de riscos desta vez no Pronto Socorro. Em destaque observou-se a implantação da Meta 1 de Segurança, onde dez hospitais (91%) alcançaram a conformidade na implantação deste protocolo, conforme avaliação da FAHosp. Além disso, evidenciou-se importantes movimentações na implantação dos outros protocolos de segurança, como passagem de plantão entre as equipes médica e de enfermagem no que diz respeito aos componentes da meta 2 de segurança do paciente, em 55% das instituições, contribuindo assim para uma comunicação efetiva entre as equipes de saúde.
Unidade de medida: Percentual
Planejado: 100.0%
Executado: 91.0%
Entrega 05
Descrição: Núcleo Interno de Regulação
Indicador principal: Com a continuidade do processo de reestruturação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) iniciado no Ciclo I, onde 100% das instituições aderiram às ações de implementação, em 2023 foi mantido o acompanhamento destes processos, intensificando as articulações com o serviço de atendimento domiciliar da região para que a efetivação da desospitalização dos pacientes com critérios estabelecidos e de segurança fossem fortalecidos. Desta forma, destaca-se o trabalho articulado com o Programa Melhor em Casa, que finalizou com 566 desospitalizações de pacientes com perfil de atendimento domiciliar, e assim auxiliou no processo de manejos dos leitos hospitalares, otimizando o tempo de internação, processos com melhorias os documentos normativos e organizacionais do setor, em algumas das instituições acompanhadas a implementação de Rounds diários e maior empoderamento das equipes dos núcleos internos de regulação dos hospitais para a discussão de casos para auxiliar no planejamento de altas ou transferências quando necessário, bem como, o desenvolvimento de plano de contingência de superlotação, evidenciou-se importante fortalecimento na gestão de indicadores com inserção mensal no canal TeleHAOC com acompanhamento do monitoramento pela equipe técnica do projeto.
Unidade de medida: Percentual
Planejado: 100.0%
Executado: 100.0%
Entrega 06
Descrição: Centro Cirúrgico e Pronto Atendimento
Indicador principal:
No Bloco Cirúrgico foi fortalecida a implantação e/ou implementação dos processos relacionados à meta 4 de segurança do paciente. Ao final, 91% das instituições expandiram a meta 4 para duas especialidades. No que se refere a esta meta, foram implantados/reestruturados conforme percentuais: Mapa cirúrgico (82%), Visita pré-anestésica (73%), termos de consentimento cirúrgico e anestésico (respectivamente, 55% e 16%), demarcação da lateralidade em 36% das instituições, realização de antibióticoprofilaxia (55%) e aplicação do check list de cirurgia segura (18%). Observa-se que a implantação da meta 4 constituiu um desafio para as instituições devido à grande abrangência de equipes envolvidas nos processos.
Dentro das principais entregas relacionadas ao Pronto Socorro, destaca-se a implantação/reestruturação do Protocolo de Classificação de Risco, que contou com adesão de 100% das instituições acompanhadas. O indicador do tempo de permanência contou com 91% de adesão, proporcionando apoio direto ao processo de gestão de leitos. Dez hospitais (91%) realizaram a implantação e/ou implementação do Protocolo de Sepse na unidade, aumentando a percepção sobre o tema e identificação precoce do paciente com sinais de infecção.
O Protocolo de Deterioração Clínica e o Protocolo de Sepse tiveram adesão, respectivamente, de 36% e 73% de implantação nos Pronto Socorros acompanhados pelo projeto. Especificamente relacionado aos indicadores monitorados ao longo do ciclo II, algumas instituições apresentaram dificuldades de implantar o protocolo NEWS e consequentemente realizar a coleta de dados, o que resultou em atraso de coleta. Outras instituições que ainda no ciclo I não implantaram o protocolo sepse na UTI tiveram reflexo disto na implantação do mesmo no PS. De maneira geral, foi possível observar que a alta rotatividade de colaboradores e sobrecarga de trabalho são fatores que influenciaram negativamente no monitoramento contínuo dos indicadores.
Unidade de medida: Percentual
Planejado: 100.0%
Executado: 100.0%
Entrega 07
Descrição: Farmácia
Indicador principal: Em relação aos processos da Farmácia no Ciclo II, foi implantado/reestruturado nos Prontos Socorros das instituições: Controle da cadeia medicamentosa (82%) nas farmácias satélites, otimização e parametrização de estoques (100%), controle dos antimicrobianos com foco no protocolo de sepse (91%) (atividade 9.7) e dispensação de medicamentos na emergência (100%) (atividade 9.4). Conforme avaliação da FAHosp, foram evidenciadas conformidades em 64% dos carros de emergência dos Pronto Socorros das instituições no que se refere: padronização dos materiais e medicamentos, check list de conferência do carro e do desfibrilador, uso de lacre e rotina de conferência. Essa movimentação demonstrou o trabalho conjunto multiprofissional entre as equipes da farmácia, enfermagem e equipe médica para a adequação e padronização do carro de emergência conforme a especificidade do setor, o que reflete diretamente na melhoria dos processos assistenciais durante o atendimento a emergências.
Unidade de medida: Percentual
Planejado: 100.0%
Executado: 100.0%
Entrega 08
Descrição: Processos de Gestão de Equipamentos
Indicador principal: A gestão de equipamentos médicos trabalhou baseada no PDCA para alcançar melhorias contínuas dos processos. As equipes acompanhadas, 100% eram compostas por profissionais próprios da instituição e/ou terceirizadas, 55% realizaram análise de parque tecnológico e implantação do plano de incorporação de equipamentos médicos hospitalares, utilizando metodologia de identificação em farol: Vermelho maior que 8 anos (equipamentos passíveis de observação para substituição), Amarelo de 5 a 8 anos e Verde menor que 5 anos; 90% executaram manutenções preventivas e 90% dos hospitais implantaram processos de gestão de equipamentos.
Unidade de medida: Percentual
Planejado: 100.0%
Executado: 90.0%
Entrega 09
Descrição: Monitoramento e Avaliação
Indicador principal: A implantação de Processos nas áreas foco do Projeto foram representadas pela gestão por indicadores. Neste contexto foi utilizado o Canal TeleHAOC para avaliação dos resultados e das análises críticas mensais dos 23 indicadores definidos pelo projeto e com fichas técnicas/metas específicas para cada serviço. Foi disponibilizado para as equipes um roteiro de análise crítica para subsidiar o raciocínio gerencial e o registro dos pontos frágeis dos processos identificados que deveriam ser transpostos no plano de ação. Mensalmente os indicadores deveriam ser inseridos no site do projeto para serem analisados pela enfermeira responsável pela gestão de indicadores no projeto.
Unidade de medida: Percentual
Planejado: 100.0%
Executado: 84.0%