Qualificação de profissionais, cuidadores e serviços assistenciais para ampliação da identificação e intervenção precoce de crianças com sinais sugestivos de transtorno do espectro autista no Sistema Único de Saúde.

Ampliar a capacidade de suspeição, detecção e identificação precoce de casos suspeitos de autismo antes dos 5 anos de idade na atenção primária em saúde (APS) do SUS e viabilizar oferta de tratamentos de intervenção precoce com embasamento científico para famílias de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) atendidas na APS e na rede especializada em saúde mental do SUS nas 5 regiões do país.
DATA
10/02/2022 - 31/12/2023
PROGRAMA
PROADI-SUS
TEMAS PRINCIPAIS
Redução de tempo de espera (atendimento especializado)
TEMAS SECUNDÁRIOS
Cuidados paliativos
ESTADO
Todos
ÁREA DE ATUAÇÃO
Capacitação
ENVOLVIDOS
HMV - Associação Hospitalar Moinhos de Vento (HMV)

Descrição do projeto

Triênio:
2021-2023

Valor final do projeto [último valor do projeto aprovado e publicado]:
R$ 2.364.602,98

Total final executado [execução financeira]:
R$ 2.544.746,15

Abrangência territorial do projeto:
Nacional

Região(s) atendida(s) pelo projeto:
Todas

Objetivos

? Desenvolver módulos educacionais na modalidade de ensino a distância (EAD) para capacitação sobre identificação precoce do TEA;
? Ofertar vagas para 120 profissionais da APS e/ou da atenção especializada em saúde mental, distribuídos nas 5 regiões do país, através dos módulos de EAD e tutorias remotas sobre alterações do neurodesenvolvimento e TEA;
? Avaliar grau de satisfação e ganhos de conhecimento dos profissionais da APS e/ou da atenção especializada em saúde mental incluídos na capacitação tutorada;
? Orientar profissionais da APS e/ou da atenção especializada em saúde mental, nas 5 regiões do país para realização de intervenção precoce voltada a melhora funcional e de redução de sintomas de crianças com TEA mediada por seus familiares e cuidadores;
? Avaliar grau de satisfação dos profissionais que receberam as orientações de intervenção precoce;
? Estabelecer diretrizes a fim de qualificar unidades de referência para os atendimentos de crianças com TEA na rede pública de saúde, a ser definid...

Resultados

Tipo(s) de produto(s) executado(s): Capacitação (cursos)


Entrega 01

Descrição: Gestão do Projeto

Indicador principal:
- Estruturar os recursos;
- Monitorar junto às partes interessadas;
- Monitorar produto.

Unidade de medida: Percentual

Planejado: 100%

Executado: 100.0%


Entrega 02

Descrição: Capacitação de identificação precoce de TEA

Indicador principal:
- Desenvolver e customizar módulos EAD;
- Estruturar a capacitação EAD;
- Implementar a capacitação EAD;
- Avaliar a capacitação EAD.

Unidade de medida: Percentual

Planejado: 100%

Executado: 100.0%


Entrega 03

Descrição: Treinamento de intervenção precoce de TEA

Indicador principal:
- Estruturar a equipe de intervenção;
- Selecionar centros para a intervenção;
- Realizar a intervenção;
- Avaliar a intervenção.

Unidade de medida: Percentual

Planejado: 100.0%

Executado: 100.0%


Entrega 04

Descrição: Diretrizes para atendimento de TEA

Indicador principal:
- Revisar dados sobre o tratamento de
TEA;
- Elaborar as diretrizes para o tratamento de TEA.

Unidade de medida: Percentual

Planejado: 100.0%

Executado: 100.0%


Entrega 05

Descrição: Divulgação do Projeto

Indicador principal: Realizar a divulgação do projeto e de seus resultados.

Unidade de medida: Percentual

Planejado: 100.0%

Executado: 100.0%

Tags: Gestores, Profissionais assistenciais médicos, Profissionais assistenciais não-médicos.