Projetos
Desenvolvimento de Células CAR T Alogênicas Provenientes de Cordão Umbilical e Sangue Periférico
Desenvolver células CAR T alogênicas contra antígenos de mieloma múltiplo com células T provenientes de cordão umbilical e sangue periférico e comparar com células CAR-NK.
DATA
26/03/2025 - 26/03/2028
PROGRAMA
PRONON
TEMAS PRINCIPAIS
Oncologia (Rede de Prevenção, Controle, Diagnóstico e Tratamento do Câncer)
TEMAS SECUNDÁRIOS
Pesquisas epidemiológicas
ESTADO
Todos
ÁREA DE ATUAÇÃO
Pesquisa
ENVOLVIDOS
SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA BRASILEIRA - HOSPITAL ALBERT EINSTEIN
Descrição do projeto
Instituição proponente região:
SUDESTE
Instituição proponente uf:
SP
Instituição proponente município:
São Paulo
Status do projeto:
Em execução
Projeto valor final [último valor do projeto aprovado e publicado]:
R$ 5.593.078,74
Objetivos
• Determinar a eficiência de transdução de células T e NK provenientes do sangue periférico e sangue umbilical para expressar CAR.• Determinar a eficiência de nocaute (knockout) de genes relacionados ao sistema de antígeno leucocitário humano (HLA) e/ou receptores de células T (TCR).
• Determinar e quantificar a expansão das células CAR-T alogênicas e células CAR, ambas provenientes de NK provenientes de sangue periférico e sangue umbilical, específicas contra mieloma múltiplo, transduzidas in vitro.
• Analisar a eficiência de edição gênica e presença de off-targets
• Determinar o fenótipo das células CAR-T alogênicas e CAR-NK transduzidas contra mieloma múltiplo por meio de citometria de fluxo.
• Caracterizar efeitos citotóxicos das células CAR-T alogênicas e células CAR-NK contra células neoplásicas de linhagens celulares derivadas de pacientes com mieloma múltiplo resistentes que expressam o antígeno de interesse e comparar a atividade antitumoral.
• Caracterizar a persistência, fenótipo, tráfico das células CAR-T alogênicas e células CAR-NK contra mieloma múltiplo para os tecidos acometidos e atividade antitumoral em modelo animal.
• Determinar a sobrevida global de camundongos tratados com células CAR-T alogênicas e células CAR-NK em modelo xenogênico específico de mieloma múltiplo.
• Determinar a toxicidade terapêutica do tratamento com células CAR-T alogênicas e células CAR-NK contra mieloma múltiplo em modelo animal.