Ensaio clínico randomizado em cluster, stepped-wedge, para avaliação do impacto de bundles de reabilitação precoce (apoiados por Telemedicina) na qualidade de vida de pacientes após insuficiência respiratória aguda hipoxêmica com suspeita de covid-19. (síndrome pós COVID-19 ou long-COVID-19)

Avaliar o impacto de intervenções precoces (incluindo bundles específicos de prevenção/reabilitação precoce e estratégias de desospitalização) em desfechos de interesse de curto prazo (tempo de permanência e mortalidade hospitalar, savings) e longo prazo (com ênfase desfechos funcionais como qualidade de vida, taxa de retorno ao trabalho e internações, entre outros) em pacientes graves acometidos pela long-COVID.
DATA
20/04/2022 - 31/12/2023
PROGRAMA
PROADI-SUS
TEMAS PRINCIPAIS
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
TEMAS SECUNDÁRIOS
Gestão do SUS
ESTADO
Todos
ÁREA DE ATUAÇÃO
Pesquisa
ENVOLVIDOS
HMV - Associação Hospitalar Moinhos de Vento (HMV)

Descrição do projeto

Triênio:
2021-2023

Valor final do projeto [último valor do projeto aprovado e publicado]:
R$ 2.653.356,06

Total final executado [execução financeira]:
R$ 2.653.356,06

Abrangência territorial do projeto:
Nacional

Região(s) atendida(s) pelo projeto:
Todas

Objetivos

● Implementar um bundle de liberação nas UTIs participantes como estratégia de prevenção de sequelas físicas, cognitivas e de saúde mental;
● Triar população de risco para sequelas de longo prazo pós-COVID-19 e implementar um plano de reabilitação personalizado;
● Prestar suporte às equipes de reabilitação dos centros para implementação do plano de reabilitação de pacientes egressos nas enfermarias de pacientes egressos da UTI por internação por COVID-19;
● Avaliar o impacto dos referidos bundles nos desfechos de longo prazo em: qualidade vida relacionada à saúde; taxa de retorno ao trabalho, taxa de retorno aos estudos, readmissão hospitalar, capacidade física funcional e saúde mental.

Resultados

Tipo(s) de produto(s) executado(s): Serviço


Entrega 01

Descrição: Gestão do Projeto

Indicador principal:
- Estruturar os recursos
- Monitorar junto a partes interessadas
- Estratégia de comunicação entre secretarias

Unidade de medida: Percentual

Planejado: 100%

Executado: 100.0%


Entrega 02

Descrição: Composição do comitê de especialista em reabilitação e definição dos BUNDLES de UTI, ENFERMARIA E PÓS-ALTA

Indicador principal:
- Formação do comitê científico
- Cronograma de reuniões
- Definição dos bundles e aprovação pelo comitê executivo do estudo

Unidade de medida: Percentual

Planejado: 100%

Executado: 100.0%


Entrega 03

Descrição: Seleção dos hospitais, elaboração do CRF e protocolo de estudo, trâmite regulatório e contratos

Indicador principal:
- Definição e aplicação dos critérios de elegibilidade
- Convite, seleção, formalização de centro e pacote regulatório inicial
- Submissão ao sistema CEP/CONEP
- Elaboração do protocolo, fichas de coleta e registro do estudo clínico

Unidade de medida: Percentual

Planejado: 100.0%

Executado: 97.0%


Entrega 04

Descrição: Início da intervenção e recrutamento

Indicador principal:
- Início da Intervenção (randomização);
- Realizar visita de iniciação de centros participantes
- Monitoria de centro

Unidade de medida: Percentual

Planejado: 100.0%

Executado: 5.0%


Entrega 05

Descrição: Sessões de aprendizagem virtual

Indicador principal: - Realizar sessões de aprendizagem virtuais (SAVs)

Unidade de medida: Percentual

Planejado: 100.0%

Executado: 17.0%


Entrega 06

Descrição: Término da intervenção e coleta de dados - PARTE 2 - DESFECHO PRIMÁRIO / LONGO PRAZO

Indicador principal:
- Coleta de dados de longo prazo (3 meses) por meio de contato telefônico
- Gerenciamento de dados (coleta telefônica)

Unidade de medida: Percentual

Planejado: 100.0%

Executado: 0.0%


Entrega 07

Descrição: Análise dos resultados e redação científica

Indicador principal:
- Realizar a análise dos dados do estudo
- Redigir resultados do estudo

Unidade de medida: Percentual

Planejado: 100.0%

Executado: 0.0%

Tags: Usuários/Pacientes, Profissionais assistenciais médicos, Profissionais assistenciais não-médicos.