2021 - 2023
Triênio
R$ 3.843.483,02
Valor Inicial do Projeto

Descrição do Projeto

Conduzir uma pesquisa clínica para testar a hipótese de que a teleconsulta é não inferior ao atendimento presencial de pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2, referenciados da Atenção Básica para a Atenção Especializada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivos

1. Acompanhar as seguintes situações clínicas dos pacientes incluídos:
a. Avaliar as alterações dos níveis HbA1c em pacientes com diagnóstico de Diabetes Mellitus (DM) tipo 2;
b. Avaliar as alterações dos níveis de glicemia de jejum em pacientes com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2;
c. Avaliar as alterações dos níveis de uréia e creatinina em pacientes com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2;
d. Avaliar os níveis de colesterol, triglicérides, HDL colesterol e LDL colesterol séricos nos pacientes com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2;
e. Avaliar as alterações nas medidas de pressão sistólica e diastólica, medidas em Unidade Básica de Saúde (UBS)/consultório;
f. Avaliar as alterações nas medidas de peso corporal e Índice de Massa Corpórea (IMC);
g. Avaliar a incidência de eventos de hipoglicemia;
h. Avaliar a incidência de eventos adversos.
2. Avaliar o uso da teleconsulta como estratégia de atendimento ao controle do DM tipo 2.
3. Avaliar a satisfação dos profissionais da saúde atuantes nas UBS participantes do estudo, por meio de um questionário estruturado.
4. Avaliar a satisfação dos pacientes com as consultas por videoconferência, por meio de um questionário estruturado.
5. Avaliar a qualidade de vida dos pacientes pelo questionário de medida da qualidade de vida em diabetes (DQOL).
6. Estimar o custo real do serviço de teleconsulta, por meio do método científico de microcusteio TDABC (Time-driven Activity-based Costing), de modo a obter o custo unitário da teleconsulta e analisar a capacidade produtiva das UBS em cenário de mundo real.

Resultados Esperados

Serviço


Entrega 01

Entrega 01 descrição: Processo Regulatório

Entrega 01 indicador principal:
- Elaboração de relatórios para o CEP
- Resolução e envio de notificações

Entrega 01 unidade de medida: Percentual

Entrega 01 planejado: 100.0%

Entrega 01 executado: 100.0%


Entrega 02

Entrega 02 descrição: Recrutamento dos participantes

Entrega 02 indicador principal:
- Videoconferências mensais para acompanhamento da pesquisa
- Acompanhamento do fluxo de inclusão
- Manutenção do sistema de CRF eletrônica

Entrega 02 unidade de medida: Percentual

Entrega 02 planejado: 100.0%

Entrega 02 executado: 100.0%


Entrega 03

Entrega 03 descrição: Seguimento dos participantes do estudo

Entrega 03 indicador principal:
- Gerenciamento da agenda dos participantes nas consultas e retornos
- Gerenciamento da presença dos participantes nas coletas de exames
- Acompanhamento e análise de microcusteio das consultas
- Monitoria mensal do estudo

Entrega 03 unidade de medida: Percentual

Entrega 03 planejado: 100.0%

Entrega 03 executado: 100.0%


Entrega 04

Entrega 04 descrição: Finalização do estudo

Entrega 04 indicador principal:
- Análise dos dados
- Elaboração do relatório final
- Submissão dos resultados para publicação
- Simpósio para apresentação dos resultados

Entrega 04 unidade de medida: Percentual

Entrega 04 planejado: 100.0%

Entrega 04 executado: 100.0%

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