Projetos
Estudo de validação da análise do DNA tumoral circulante por meio de biópsias líquidas para detecção precoce do câncer de pulmão no Brasil.
Avaliar a aderência a protocolos convencionais de rastreamento de câncer de pulmão, bem como a utilidade clínica de um teste que utiliza dados processados de sequenciamento do DNA livre circulante para a detecção de câncer de pulmão por meio de um algoritmo de aprendizado de máquina previamente treinado em estudos clínicos.
PROGRAMA
PRONON
TEMAS PRINCIPAIS
Oncologia (Rede de Prevenção, Controle, Diagnóstico e Tratamento do Câncer)
TEMAS SECUNDÁRIOS
Métodos de diagnóstico e tratamento
ESTADO
São Paulo
ÁREA DE ATUAÇÃO
Pesquisa
ENVOLVIDOS
SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA BRASILEIRA - HOSPITAL ALBERT EINSTEIN
Descrição do projeto
Instituição proponente região:
SUDESTE
Instituição proponente uf:
SP
Instituição proponente município:
São Paulo
Status do projeto:
Aprovado
Projeto valor final [último valor do projeto aprovado e publicado]:
R$ 3.254.289,92
Execução região(s) atendida(s):
Sudeste
Execução estado(s) atendido(s):
São Paulo (SP)
Objetivos
Realizar análises dos tamanhos dos fragmentos de DNA livre circulante e DNA tumoral circulante por meio do sequenciamento do genoma completo de baixa cobertura nos indivíduos testados, bem como do padrão de relaxamento da cromatina, por meio do algoritmo de aprendizado de máquina DELFI (DNA evaluation of fragments for early interception). Estudos prévios utilizando a plataforma DELFI em pacientes com câncer de pulmão demonstraram sensibilidade de 65% a 99%, com especificidade de 98% para a detecção de câncer.Determinar sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo dessa nova abordagem para a detecção do câncer de pulmão em estágios iniciais da doença. Após esta validação analítica, determinar a custo-efetividade da implementação deste procedimento diagnóstico minimamente invasivo na rede pública de saúde. A criação de um banco de dados compartilhado permitirá a autonomia do Sistema Único de Saúde na execução dos testes de biópsia líquida até a sua fase final de utilização dos algoritmos de inteligência artificial.