2021 - 2023
Triênio
Em atualização
Valor Inicial do Projeto
1
Estados Atendidos

Descrição do Projeto

Avaliar se uma estratégia de tratamento neo-adjuvante envolvendo quimio-radioterapia e quimioterapia de intervalo em pacientes com câncer de reto localizado está associada a maior taxa de resposta completa e, consequentemente, menor necessidade de cirurgia, quando comparado ao tratamento neo-adjuvante habitual, com quimio-radioterapia, apenas.

Objetivos

- Tratamento de 150 pacientes com câncer de reto localizado, estádio T3-4Nx ou TxN1-2 no sistema público de saúde, incluindo confirmação diagnóstica, estadiamento, radioterapia, quimioterapia, cirurgia (quando indicada), reconstrução de trânsito intestinal e seguimento.
- Comparar proporção de pacientes que atinge uma resposta clinica completa em até 12 semanas após o término da radioterapia nos dois grupos.
- Comparar proporção de pacientes que, se operados, atinge uma resposta patológica completa em até 12 semanas após o término da radioterapia nos dois grupos.
- Comparar a taxa de cirurgia, taxa de preservação de esfíncter anal, proporção de pacientes com colostomia 1 ao após o término do tratamento, taxa de recidiva local, sobrevida livre de recidiva, sobrevida global, complicações cirúrgicas, tempo de internação e toxicidade do tratamento neo-adjuvante nos dois grupos.
- Gerar dados robustos quanto ao papel do tratamento neo-adjuvante total, com o potencial de alterar a prática clínica local e internacional.

Resultados Esperados

Serviço

Logo SUS Logo MS

Nós vamos assistir você a ter sucesso em encontrar dados importantes.