Identificação de biomarcadores para screening e detecção precoce de tumores no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

Identificar novos biomarcadores para rastreamento e detecção precoce de tumores colo-uterinos, de mama e colorretais em biópsia líquida no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).
DATA
18/05/2020
PROGRAMA
PRONON
TEMAS PRINCIPAIS
Oncologia (Rede de Prevenção, Controle, Diagnóstico e Tratamento do Câncer)
TEMAS SECUNDÁRIOS
Diagnóstico precoce e estadiamento
ESTADO
Todos
ÁREA DE ATUAÇÃO
Pesquisa
ENVOLVIDOS
FUNDAÇÃO PIO XII

Descrição do projeto

Instituição proponente região:
SUDESTE

Instituição proponente uf:
SP

Instituição proponente município:
Barretos

Status do projeto:
Em execução

Projeto valor final [último valor do projeto aprovado e publicado]:
R$ 4.756.528,22

Objetivos

- Determinar os principais fatores de risco genéticos (polimorfismos) associados ao desenvolvimento de lesões precursoras ou iniciais do câncer de mama, colo do útero e colorretal.
- Determinar o perfil de miRNAs em biópsias líquidas de indivíduos sem câncer e com lesões precursoras ou iniciais do câncer de mama, do colo do útero e colorretal.
- Determinar e comparar a acurácia dos miRNAs diferencialmente expressos na detecção de lesões precursoras ou iniciais do câncer de mama, do colo do útero e de colorretal em diferentes fluidos corpóreos.
- Integrar os dados de polimorfismos e mRNAs, juntamente com metodologias padrão-ouro de rastreamento de do câncer de mama, do colo do útero e colorretal, e desenvolver novos algoritmos de decisão.

Resultados

Equipamento, Pesquisa