Projetos
Sequenciamento de nova geração (NGS) e PCR digital (ddPCR): a medicina de precisão no diagnóstico, determinação do prognóstico e na orientação terapêutica de tumores da infância e adolescência.
Detectar e identificar alterações moleculares, com potencial marcador prognóstico, em leucemias e tumores sólidos da infância e adolescência.
DATA
18/10/2021
PROGRAMA
PRONON
TEMAS PRINCIPAIS
Oncologia (Rede de Prevenção, Controle, Diagnóstico e Tratamento do Câncer)
TEMAS SECUNDÁRIOS
Pesquisas epidemiológicas
ESTADO
Todos
ÁREA DE ATUAÇÃO
Pesquisa
ENVOLVIDOS
GRUPO DE APOIO AO ADOLESCENTE E À CRIANÇA COM CÂNCER - GRAACC
Descrição do projeto
Instituição proponente região:
SUDESTE
Instituição proponente uf:
SP
Instituição proponente município:
São Paulo
Status do projeto:
Em execução
Projeto valor final [último valor do projeto aprovado e publicado]:
R$ 4.982.356,21
Objetivos
1. Investigar amostras de tumores do sistema nervoso central, sarcomas, leucemias e retinoblastoma, utilizando a estratégia de NGS através de painéis específicos para neoplasias da infância e adolescência.2. Identificar e quantificar a expressão do mRNA dos genes CRX e RBP3 em amostras de LCR, MO bilateral, SP e PL de pacientes portadores de RB de alto risco, através da técnica de ddPCR e associar a presença da expressão gênica dos potenciais marcadores moleculares à detecção de doença minimamente disseminada.
3. Determinar o papel prognóstico dos marcadores moleculares investigados, a partir da correlação dos resultados dos achados moleculares com os aspectos clínico histopatológicos dos pacientes.
4. Avaliar retrospectivamente e prospectivamente os pacientes com malformações e/ou histórico familiar de câncer e crianças com tumores raros para oferecer investigação molecular a todos os pacientes que forem elegíveis para o estudo.