Ampliação do Diagnóstico, Tratamento e Acompanhamento Assistencial à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) - da Região Metropolitana do RN - ADOTATEA.

Promover o acesso de crianças de 02 a 12 anos de idade e adolescentes de 13 a 16 anos de idade, (público alvo deste projeto), munícipes da 7ª região de saúde do RN, que encontram-se em lista de espera, seja para diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou tratamento e acompanhamento assistencial à saúde, de forma multi, inter e/ou transdisciplinar, considerando as funcionalidades comportamentais e demais contextos da vida diária, com base na prática centrada na família e no modelo biopsicossocial, com envolvimento da escola e a sociedade.
PROGRAMA
PRONAS/PCD
TEMAS PRINCIPAIS
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
TEMAS SECUNDÁRIOS
Reabilitação da pessoa com deficiência
ESTADO
Todos
ÁREA DE ATUAÇÃO
Serviços Médico-Assistenciais
ENVOLVIDOS
SOCIEDADE PROFESSOR HEITOR CARRILHO

Descrição do projeto

Ano:
2023.0

Instituição proponente CNPJ:
08.587.099/0003-43

Prazo de execução [em meses]:
24.0

Tema principal:
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde

Tema secundário:
Reabilitação da pessoa com deficiência

Valor final [último valor do projeto aprovado e publicado]:
R$ 1.273.159,70

Status:
Aprovado

Abrangência territorial:
Municipal

Execução financeira - percentual de execução financeira:
%

Objetivos

1. Proporcionar reabilitação intelectual, física, auditiva e/ou visual da pessoa com TEA, de acordo
com o público alvo do projeto;
2. Realizar diganóstico precoce e oportuno do TEA em crianças de até 03 anos de idade;
3. Proporcionar e promover tratamento oportuno com estimulação precoce em qualquer caso
de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da
criança, independentemente de confirmação diagnóstica;
4. Promover práticas de treinamento e educação para as famílias, com o objetivo de Incluí-las no
processo terapêutico;
5. Favorecer o desenvolvimento global dos aspectos comportamentais, de comunicação e vida
diária de modo integrado, levando em consideração a evolução integral da criança e do
adolescente com TEA por meio do modelo biopsicossoacial;
6. Realizar tratamento clínico conforme projeto terapêutico de forma individual e/ou em grupo,
com práticas centradas na família;
7. Desenvolver ações de educação em saúde, para melhoria da qualidade de vida das pessoas
com TEA e seus familiares;
8. Incentivar e contribuir para o desenvolvimento de políticas de saúde à pessoa com TEA em
todo o estado do RN;

Resultados

Serviço