Projetos
Bella Vita Porto Velho – Implementação da oficina ortopédica e o programa de reabilitação para o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O presente projeto tem como objetivo implantar uma oficina ortopédica para dispensação de próteses e meios auxiliares de locomoção e um programa de reabilitação para o TEA ao Centro de Reabilitação do Hospital de Amor, instalado na cidade de Porto Velho – RO no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso irá proporcionar maior amplitude e alcance das ações para atendimento precoce integral, moderno e humanizado da população atingida pelo projeto.
DATA
23/04/2025 - 23/04/2027
PROGRAMA
PRONAS/PCD
TEMAS PRINCIPAIS
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
TEMAS SECUNDÁRIOS
Reabilitação da pessoa com deficiência
ESTADO
Todos
ÁREA DE ATUAÇÃO
Serviços Médico-Assistenciais
ENVOLVIDOS
FUNDAÇÃO PIO XII
Descrição do projeto
Ano:
2023.0
Instituição proponente CNPJ:
49.150.352/0001-12
Prazo de execução [em meses]:
24.0
Tema principal:
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
Tema secundário:
Reabilitação da pessoa com deficiência
Valor final [último valor do projeto aprovado e publicado]:
R$ 3.315.956,23
Status:
Em execução
Abrangência territorial:
Municipal
Execução financeira - percentual de execução financeira:
%
Objetivos
1. Identificar as causas principais de deficiência nos pacientes atendidos, estimulando, em seguida, ações de prevenção e educação das populações através de orientações específicas aos pacientes e acompanhantes;2. Identificar as principais demandas dos pacientes com deficiência através de avaliação individualizada, promovendo terapias adequadas;
3. Identificar pacientes com indicação de Tecnologias Assistivas (órteses, próteses e
meios auxiliares de locomoção (OPM)), fornecendo tecnologias de forma
individualizada;
4. Fabricar e desenvolver dispositivos ortopédicos que auxiliem nas atividades diárias
do paciente deficiente físico, como cadeiras de rodas, dispositivos para auxílio
durante a higiene pessoal, transporte, etc;
5. Confeccionar/dispensar produtos ortopédicos (próteses e órteses);
6. Prover a manutenção do parque de cadeiras de rodas atualmente em operação;
7. Realizar acolhimento de pais, com palestras de psicoeducação sobre Transtorno
do Espectro Autista e seus desafios de vida e objetivos dentro de um programa de
reabilitação para o TEA, oferecendo ainda procedimento do Treino de Pais em
auxílio comportamental terapêutico aos pacientes TEA para que os pais possam
estar integrados na habilitação do paciente e capacitados para seguir auxiliando o
paciente em sua jornada de vida;
8. Avaliação e Intervenção Médica das co-morbidades clínicas, psiquiátricas e
neurológicas do paciente dentro do programa de reabilitação para o TEA;
9. Realizar avaliação neuropsicológica aos pacientes dentro do TEA acima 5 anos
com hipótese diagnóstica de deficiência intelectual a ser descartada.
10. Realizar intervenções psicológicas do tipo cognitiva comportamental e de
habilidades sociais para pacientes acima de 6 anos e 11 meses dentro do TEA;
11. Realizar avaliações e atividades de fisioterapia e psicomotricidade, realizando o
diagnóstico diferencial dos distúrbios motores e do equilíbrio, intervindo
precocemente nos déficits motores, de equilíbrio e grafomotores observados;
12. Realizar atividades de estimulação sensorial , bem como da expressão e
criatividade, através da Arteterapia em nosso ateliê de artes livres manuais guiadas
por pedagogas e brincadoras.
13. Realizar atividades em Terapia Ocupacional de integração sensorial em nossa
sala de Integração Sensorial para pacientes com diagnóstico de desintegração
sensorial
14. Realizar atividades de regulação emocional e ampliação de input auditivo e vocalização em sessões de Musicoterapia livre.
15. Realizar avaliações e orientações em Nutrição do paciente TEA com dificuldades
alimentares como seletividades e restrição.
16. Realizar avaliações e orientações em Pedagogia para os pacientes TEA com
dificuldades de aprendizagem, podendo a equipe pedagógica orientar os
professores escolares da rede pública quanto implementações pedagógicas em
sala de aula cabíveis e possíveis para cada aluno dentro do TEA matriculado no
programa de reabilitação para o TEA.
17. Realizar orientações e suporte em Assistência Social aos familiares de pacientes
matriculados no programa de reabilitação para o TEA.
18. Realizar atendimentos de enfermagem, dando suporte para os pacientes durante
estadia no programa de reabilitação para o TEA.
19. Promover atividades de capacitação, educação permanente e troca de experiência
e conhecimentos para a equipe multidisciplinar e interdisciplinar do programa de
reabilitação para o TEA.