Projetos
Cuidado Integral e Desenvolvimento Infantil
Promover o desenvolvimento e o cuidado integral de crianças com deficiência intelectual e/ou múltipla, de 0 a 10 anos, em Parnaíba/PI, através da implantação de um Serviço de Atendimento Específico para diagnósticos precisos e da ampliação do Serviço de Estimulação Precoce, garantindo intervenções adequadas e inclusão social.
PROGRAMA
PRONAS/PCD
TEMAS PRINCIPAIS
Redução de tempo de espera (atendimento especializado)
TEMAS SECUNDÁRIOS
Reabilitação da pessoa com deficiência
Diagnóstico diferencial (doenças neurodegenerativas, neuromusculares, genéticas e transtornos do espectro autista)
Diagnóstico diferencial (doenças neurodegenerativas, neuromusculares, genéticas e transtornos do espectro autista)
ESTADO
Todos
ÁREA DE ATUAÇÃO
Serviços Médico-Assistenciais
ENVOLVIDOS
ASSOCIAÇÃO DE PAIS AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PARNAÍBA
Descrição do projeto
Ano:
2024.0
Instituição proponente CNPJ:
06.794.416/0001-05
Prazo de execução [em meses]:
20.0
Tema principal:
Redução de tempo de espera (atendimento especializado)
Tema secundário:
Reabilitação da pessoa com deficiência, "Diagnóstico diferencial (doenças neurodegenerativas, neuromusculares, genéticas e transtornos do espectro autista)"
Valor final [último valor do projeto aprovado e publicado]:
R$ 2.630.367,68
Status:
Aprovado
Execução financeira - percentual de execução financeira:
%
Objetivos
OE.1 - Implantar o Serviço de Atendimento Específico para Crianças com Deficiência Intelectual e/ouMúltipla na faixa etária de 0 a 10 anos
● Estabelecer uma equipe multidisciplinar formada por neuropediatras, psicólogos, terapeutas
ocupacionais, fisioterapeutas, e assistentes sociais para realizar avaliações diagnósticas e
funcionais completas.
● Realizar avaliações diagnósticas com abordagem multidisciplinar, permitindo diagnósticos
conclusivos e detalhados para cada criança.
● Elaborar Planos Terapêuticos Individualizados (PTIs) com base nas avaliações, detalhando as
intervenções e terapias recomendadas de acordo com as necessidades específicas de cada
criança.
● Orientar as famílias quanto aos resultados dos diagnósticos e sobre o acesso aos
tratamentos indicados, promovendo um entendimento mais profundo das deficiências e
necessidades das crianças.
● Monitorar o progresso das crianças com revisões periódicas, adaptando o PTI conforme o
desenvolvimento da criança e a evolução de suas habilidades.
OE. 2 - Ampliar o Serviço de Estimulação Precoce, oferecendo intervenções terapêuticas integradas
e individualizadas para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses com deficiência intelectual e/ou múltipla
● Disponibilizar novas vagas e aumentar o atendimento no Serviço de Estimulação Precoce
para acolher um número maior de crianças na faixa de 0 a 3 anos e 11 meses.
● Implementar um programa de estimulação neuropsicomotora, integrando atividades
terapêuticas de motricidade fina e grossa, comunicação, cognição e socialização para o
desenvolvimento global da criança.
● Fornecer acompanhamento regular e individualizado com terapeutas ocupacionais,
fisioterapeutas e fonoaudiólogos, a fim de trabalhar as habilidades essenciais de acordo com
o estágio de desenvolvimento da criança.
● Facilitar a inclusão social e educacional das crianças com deficiência por meio de atividades
preparatórias, visando à adaptação gradual ao ambiente escolar e à interação social com
outras crianças.
● Capacitar as famílias e cuidadores sobre o papel da estimulação precoce e as práticas que
podem ser realizadas em casa, promovendo a continuidade do desenvolvimento e da inclusão
da criança no ambiente familiar.