Projetos
Estimulação Infantil
O projeto, voltado a crianças com atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, tem o objetivo principal de proporcionar, através da intervenção precoce, estímulos que facilitem a aquisição de habilidades voltadas ao desenvolvimento global dos pacientes, diminuindo assim a possibilidade de novas deficiências e melhorando a qualidade de vida dos atendidos.
DATA
24/10/2022 - 24/10/2024
PROGRAMA
PRONAS/PCD
TEMAS PRINCIPAIS
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
TEMAS SECUNDÁRIOS
Atenção Integral à pessoa com deficiência
Reabilitação da pessoa com deficiência
Reabilitação da pessoa com deficiência
ESTADO
Todos
ÁREA DE ATUAÇÃO
Serviços Médico-Assistenciais
ENVOLVIDOS
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE CAJURU
Descrição do projeto
Ano:
2021.0
Instituição proponente CNPJ:
52.389.590/0001-90
Prazo de execução [em meses]:
24.0
Tema principal:
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
Tema secundário:
Atenção Integral à pessoa com deficiência, Reabilitação da pessoa com deficiência
Valor final [último valor do projeto aprovado e publicado]:
R$ 961.465,81
Status:
Em execução
Abrangência territorial:
Municipal
Execução financeira - percentual de execução financeira:
%
Objetivos
Estimular e reavaliar as fases do desenvolvimento neuropsicomotor de acordo com a idade cronológica da criança atendida; Propiciar o estabelecimento de vínculo entre criança, família e equipe;
Desenvolver atividades compatíveis com a necessidade de estimulação de cada criança atendida;
Trabalhar a funcionalidade do brinquedo, adequação do ambiente lúdico, regras e limites, manuseio e posicionamento da criança,
representação de contextos de vida diária de acordo com a fase do desenvolvimento que a criança se encontra;
Trabalhar estímulos de integração sensorial com crianças que apresentem alterações do processamento sensorial;
Confeccionar órteses de membro superior como recursos nas disfunções neurológicas, com objetivo de auxiliar o tratamento, prevenindo
contraturas e deformidades, promovendo propriocepção e buscando favorecer o melhor desempenho funcional;
Realizar avaliação auditiva com a finalidade de diagnosticar possíveis perdas auditivas que podem acarretar diretamente no atraso do
desenvolvimento da linguagem oral;
Promover o desenvolvimento de fala e linguagem;
Orientar a estimulação do sistema sensório motor oral e das funções estomatognáticas;
Proporcionar a interação lúdica, com brinquedos, tecnologias e softwares, visando o conhecimento e a orientação das formas adequadas de
uso e suas funcionalidades, respeitando a idade da criança, a qualidade desta interação e da mediação entre objeto-tecnologia e pessoas.