Estimulação Precoce na APAE de Araxá

Ofertar serviços de estimulação precoce a crianças de 0 a 7 anos com diagnóstico ou prognóstico de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, visando promover o desenvolvimento de suas habilidades motoras, cognitivas, sensoriais e emocionais, por meio de intervenções personalizadas e multidisciplinares, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento do vínculo familiar.
PROGRAMA
PRONAS/PCD
TEMAS PRINCIPAIS
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
TEMAS SECUNDÁRIOS
Reabilitação da pessoa com deficiência
ESTADO
Todos
ÁREA DE ATUAÇÃO
Serviços Médico-Assistenciais
ENVOLVIDOS
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE ARAXÁ

Descrição do projeto

Ano:
2024.0

Instituição proponente CNPJ:
17.805.524/0001-52

Prazo de execução [em meses]:
15.0

Tema principal:
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde

Tema secundário:
Reabilitação da pessoa com deficiência

Valor final [último valor do projeto aprovado e publicado]:
R$ 1.913.236,74

Status:
Aprovado

Execução financeira - percentual de execução financeira:
%

Objetivos

Realizar avaliações individualizadas do desenvolvimento neuropsicomotor das crianças, utilizando ferramentas e protocolos adequados, para identificar suas necessidades específicas e elaborar planos de intervenção personalizados.

Implementar programas de estimulação precoce que englobem atividades sensoriais, cognitivas, motoras e emocionais, de acordo com as características e potencialidades de cada criança, visando favorecer o alcance de marcos do desenvolvimento.

Promover o trabalho interdisciplinar entre profissionais de diferentes áreas, como fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e pedagogia, para garantir uma abordagem integrada no atendimento às crianças.

Apoiar e capacitar as famílias das crianças, fornecendo orientação e estratégias para que possam colaborar ativamente no processo de estimulação e continuidade do desenvolvimento domiciliar.

Acompanhar e monitorar periodicamente a evolução das crianças, ajustando as intervenções conforme necessário, de forma a garantir o progresso contínuo no desenvolvimento neuropsicomotor.

Facilitar a inclusão social e educacional das crianças atendidas, promovendo ações de sensibilização e orientação junto à comunidade e às instituições escolares para apoiar a integração das crianças em ambientes sociais.

Resultados

Serviço