2017
Ano
R$ 696.850,00
Valor Inicial do Projeto

Descrição do Projeto

Promover o acolhimento, a proteção, o bem estar, a assistência e o amparo a um maior número de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com deficiências cerebrais graves (encefalopatias crônicas) e deficiências motoras severas

Objetivos

A Casa do Menino Jesus de Praga busca, através deste Projeto, captar recursos para a manutenção das atividades e serviços da Instituição. O projeto irá colaborar na continuidade dos serviços, que já vêm sendo prestados aos 40 acolhidos atualmente na Instituição, com melhoria da qualidade de vida, aumento da expectativa de vida e reabilitação motora.

Os acolhidos são pessoas portadoras de deficiência, com lesões cerebrais graves, dificuldades motoras severas e oriundas de famílias em situação de vulnerabilidade social, provenientes do município de Porto Alegre e interior do Rio Grande do Sul.

Sendo a paralisia cerebral a principal deficiência que acomete o grupo de atendidos, convém referir a definição da mesma, como segue:

“A paralisia cerebral descreve um grupo de desordens permanentes do desenvolvimento do movimento e postura atribuída a um distúrbio não progressivo, que ocorre durante o desenvolvimento do cérebro fetal ou infantil, podendo contribuir para limitações no perfil de funcionalidade da pessoa. A desordem motora na paralisia cerebral pode ser acompanhada por distúrbios sensoriais, perceptivos, cognitivos, de comunicação e comportamentais, por epilepsia e por problemas musculoesqueléticos secundários”
(Rosenbaum et al, 2007).

O objetivo é promover o acolhimento, a proteção, o bem estar, a assistência e o amparo a um maior número de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com deficiências cerebrais graves (encefalopatias crônicas) e deficiências motoras severas.

As crianças/adolescentes são admitidas na Instituição, de zero aos 15 anos de idade permanecendo, de forma permanente, pelo período necessário com atendimento baseado por avaliação técnica e diretiva durante as vinte e quatro horas do dia, todos os dias do ano.

A análise do perfil dos serviços oferecidos pela Instituição demonstram que o presente projeto, de acordo com o artigo 10 da 1550/2014, é o item I, que refere-se à prestação de serviços médico-assistenciais e de apoio ao cuidado da pessoa com deficiência, especialmente voltados à atenção/reabilitação da pessoa com deficiência.

A manutenção das atividades e os serviços mencionados, objeto do projeto, contemplam: atendimentos de saúde multiprofissional, alimentação, medicação e higiene e conforto pessoal e energético; pagamento de técnicos e profissionais, despesas administrativas, encargos; gastos com transporte; aquisição de materiais; manutenção de equipamentos; pagamento de contas de energia elétrica e de água, internet, telefone, gás, esgoto, segurança, tecnologia, água, luz, etc.

Resultados Esperados

Serviço
Logo SUS Logo MS

Nós vamos assistir você a ter sucesso em encontrar dados importantes.