Projetos
Habilitar e reabilitar pessoas com deficiência através da Equoterapia e do acesso aos serviços especializados na APAE de São João do Triunfo/PR.
Implantar o serviço de equoterapia na Escola Especial Razão de Viver - APAE de São João do Triunfo/PR para pessoas com deficiência intelectual e múltiplas deficiências a partir de 03 anos de idade. A prática consiste em um método terapêutico que utiliza o cavalo para promover ganhos físicos e psíquicos em pessoas com deficiências, sem restrição de idade. Ainda de acordo com a Ande-Brasil, a equoterapia faz uso do corpo todo, contribuindo então para o desenvolvimento da força muscular, conscientização corporal e o aperfeiçoamento da coordenação motora, da postura e do equilíbrio. Além disso, a interação com o cavalo pode trazer novas formas de socialização e autoconfiança. Por isso, a prática é bastante indicada e comum para pessoas com autismo, já que consegue atuar também na área emocional, buscando o desenvolvimento global do ser humano.
PROGRAMA
PRONAS/PCD
TEMAS PRINCIPAIS
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
TEMAS SECUNDÁRIOS
Reabilitação da pessoa com deficiência
ESTADO
Todos
ÁREA DE ATUAÇÃO
Serviços Médico-Assistenciais
ENVOLVIDOS
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE SÃO JOÃO DO TRIUNFO
Descrição do projeto
Ano:
2023.0
Instituição proponente CNPJ:
01.557.226/0001-50
Prazo de execução [em meses]:
24.0
Tema principal:
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
Tema secundário:
Reabilitação da pessoa com deficiência
Valor final [último valor do projeto aprovado e publicado]:
R$ 1.651.875,44
Status:
Aprovado
Abrangência territorial:
Municipal
Execução financeira - percentual de execução financeira:
%
Objetivos
- Utilizar a Equoterapia como tratamento complementar de reabilitação/habilitação para pessoas a partir dos 03 anos de idade, condicionada a parecer favorável emavaliação médica, psicológica e fisioterápica de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla.
- Disponibilizar atendimento multiprofissional, constituída por equipe de apoio composta por: Médico e Médico Veterinário, e uma equipe mínima de atendimentos
composta por: Psicólogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista e um profissional de equitação, que possuam curso específico de equoterapia, segundo LEI No
13.830, DE 13 DE MAIO DE 2019 , para os pacientes atendidos na prática de Equoterapia.