Implantação de especialidades para habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência na A.C.E.S.A Capuava.

Prestar serviços de reabilitação/habilitação da pessoa com deficiência e identificação e estimulação precoce das deficiências. Oferecer atendimento multidisciplinar especializado direto e gratuito às pessoas com deficiência através das seguintes terapias: Psicomotricidade; Estimulação da linguagem; Estimulação sensorial; Apoio a autonomia escolar; Estimulação das Habilidades Cognitivas e Sociais; Atendimento Médico (Neurologista e Psiquiatra); Serviço social (Suporte e orientação Fa m i l i a r ) .
DATA
13/01/2023 - 13/01/2025
PROGRAMA
PRONAS/PCD
TEMAS PRINCIPAIS
Redução de tempo de espera (atendimento especializado)
TEMAS SECUNDÁRIOS
Reabilitação da pessoa com deficiência
ESTADO
Todos
ÁREA DE ATUAÇÃO
Serviços Médico-Assistenciais
ENVOLVIDOS
ASSOCIAÇÃO CULTURAL EDUCACIONAL SOCIAL E ASSISTENCIAL CAPUAVA - ACESA CAPUAVA

Descrição do projeto

Ano:
2021.0

Instituição proponente CNPJ:
05.332.435/0001-57

Prazo de execução [em meses]:
24.0

Tema principal:
Redução de tempo de espera (atendimento especializado)

Tema secundário:
Reabilitação da pessoa com deficiência

Valor final [último valor do projeto aprovado e publicado]:
R$ 1.614.846,41

Status:
Em execução

Abrangência territorial:
Municipal

Execução financeira - percentual de execução financeira:
%

Objetivos

 Psicomotricidade;  Estimulação da linguagem;  Estimulação sensorial;  Apoio a autonomia escolar;  Estimulação das Habilidades Cognitivas e Sociais;  Atendimento Médico (Psiquiatra);  Atendimento Médico (Neurologista);  Serviço social (Suporte e orientação Familiar). PSICOMOTRICIDADE (Fisioterapeuta):  Possibilitar interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial.  Incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança.  Trabalhar de forma integrada as funções cognitivas, sócio emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir.  Promover a capacidade de determinar e coordenar mentalmente os movimentos corporais; a atividade ou conjunto de funções psicomotoras.  Melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde se está, a coordenação motora dos pacientes, equilíbrio e ritmo. ESTIMULAÇÃO SENSORIAL (Terapeuta ocupacional):  Oferecer diferentes atividades, com o objetivo de tratar disfunções de origem física, mental, social e de desenvolvimento, nas diferentes faixas etárias.  Favorecer o desenvolvimento integral da personalidade dos pacientes;  Proporcionar contato com diferentes materiais, objetos e situações, utilizando sempre a criatividade, com atividades para o dia-a-dia, transformando os desafios e descobertas, em bagagem para suas vidas.  Estimular os cinco sentidos mediante jogos e atividades próprios para cada idade, favorecendo o desenvolvimento neurológico; ESTIMULAÇÃO DA LINGUAGEM (Fonoaudiólogo):  Estimular habilidades recorrentemente comprometidas no público alvo deste projeto no que se refere ao atraso de linguagem oral e escrita;  Expandir as habilidades adquiridas em terapia fonoaudiológica a outros contextos relacionados ao cotidiano de cada indivíduo (escola, família, comunidade);  Promover condições para que a comunicação ocorra, além de atuar na mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios e nas funções relacionadas ao complexo orofacial, como, mastigação, deglutição, fala e respiração;  Desenvolver aspectos relacionados à linguagem, interação e participação com o meio em que vive;  Desenvolver todos os subníveis de linguagem oral (semântico, lexical, morfossintático, fonológico e pragmático);  Estimular as habilidades relacionadas à fala, linguagem e processamento auditivo para aprimorar a comunicação. ESTIMULAÇÃO DAS HABILIDADES COGNITIVAS E SOCIAIS (Psicólogo):  Sociais: Promover vínculos afetivos, desenvolver habilidades de interação, ampliar a capacidade de socialização, incentivar a autonomia e ação intencional.  Cognição: Proporcionar o desenvolvimento e aprimoramento das funções cognitivas, de forma a favorecer seus progressos tanto acadêmicos, quanto familiares e sociais. Contribuindo também para o desenvolvimento de sua autonomia e independência.  Emocionais: desenvolvimento e aprimoramento da autoestima e autoimagem, expressão de sentimentos e emoções, desenvolver o autocontrole e a capacidade de resolução de problemas. APOIO A AUTONOMIA ESCOLAR (Psicopedagogo):  Trabalhar as potencialidades dos pacientes para o desenvolvimento nos aspectos motores, comportamentais, emocionais e cognitivos.  Atuar diretamente para facilitar o processo de ensino e aprendizagem ou indiretamente, projetando o material de suporte necessário.  Trabalhar o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, sociais visando conquistar autonomia, o desenvolvimento de capacidades de raciocínio lógico, de interpretação, habilidades motoras finas necessárias para o aprendizado formal e a socialização. ATENDIMENTO MÉDICO PSIQUIATRA:  Realizar anamnese; realizar exame físico; levantar hipóteses diagnósticas no que se refere a doenças e transtornos emocionais e comportamentais; solicitar exames complementares; solicitar interconsultas; realizar exames complementares; interpretar dados de exame clínico e exames complementares; diagnosticar estado de saúde de pacientes e clientes; discutir diagnóstico com equipe multidisciplinar, indicar prognóstico e tratamento com pacientes, clientes, responsáveis e familiares; encaminhar usuários a outros profissionais. ATENDIMENTO MÉDICO NEUROLOGISTA:  Realizar anamnese; Realizar exame físico; Levantar hipóteses diagnósticas no que se refere a manifestações de doenças neurológicas. Solicitar exames complementares; Solicitar interconsultas; Interpretar dados de exame clínico e exames complementares; Diagnosticar estado de saúde de pacientes e clientes; Discutir diagnóstico com equipe multidisciplinar, indicar prognóstico e tratamento com pacientes, clientes, responsáveis e familiares; Encaminhar usuários a outros profissionais. SERVIÇO SOCIAL (Assistente Social)  Proporcionar apoio social, orientação e acompanhamento de usuários e famílias, com o intuito de trabalhar as famílias da pessoa com deficiência de forma efetiva, dando suporte à família, refletir, esclarecer dúvidas, buscar alternativas e soluções para as questões a partir de suas realidades, objetivando a melhoria na qualidade de vida da família como um todo, sempre priorizando o incentivo à autonomia da dupla “cuidador e dependente”.

Resultados

Serviço