Projetos
- 2018
- Ano
- R$ 415.001,01
- Valor Inicial do Projeto
Descrição do Projeto
Implantar o programa de Estimulação Precoce com a finalidade de intervir precocemente evitando assim deficiências e agravos no desenvolvimentos neuropsicomotor.
Objetivos
Evitar ou minimizar os distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor e possibilitar à criança
desenvolver-se em todo o seu potencial;
Possibilitar a intervenção precoce nos atrasos evolutivos identificando distúrbios no
desenvolvimento neuropsicomotor;
Identificar as fases do desenvolvimento neuropsicomotor “típico” e “atípico”;
Mostrar a família e comunidade a importância da estimulação precoce no desenvolvimento
infantil.
Orientar as famílias (pais) sobre a importância da intervenção precoce;
Oferecer apoio e assessoria as famílias;
Potencializar a contribuição dos pais ou responsáveis, de modo que eles interajam com a criança
de forma a estabelecer mutualidade precoce na comunicação, motor, cognitivo e afeto;
Respeitar o ritmo de aquisições da criança;
Utilizar como instrumento de avaliação inicial e processual o Inventario Portage, bem como
organizar o planejamento do interventor.
Promover um ambiente favorável para o desempenho de atividades que são necessárias para o
desenvolvimento da criança.
Criar espaços de discussão com a equipe envolvida;
Oferecer orientações aos pais e à comunidade quanto às possibilidades de acompanhamento desde
o período neonatal até a fase escolar da criança;
Oferecer assessoria aos Centros de Educação Infantil.
desenvolver-se em todo o seu potencial;
Possibilitar a intervenção precoce nos atrasos evolutivos identificando distúrbios no
desenvolvimento neuropsicomotor;
Identificar as fases do desenvolvimento neuropsicomotor “típico” e “atípico”;
Mostrar a família e comunidade a importância da estimulação precoce no desenvolvimento
infantil.
Orientar as famílias (pais) sobre a importância da intervenção precoce;
Oferecer apoio e assessoria as famílias;
Potencializar a contribuição dos pais ou responsáveis, de modo que eles interajam com a criança
de forma a estabelecer mutualidade precoce na comunicação, motor, cognitivo e afeto;
Respeitar o ritmo de aquisições da criança;
Utilizar como instrumento de avaliação inicial e processual o Inventario Portage, bem como
organizar o planejamento do interventor.
Promover um ambiente favorável para o desempenho de atividades que são necessárias para o
desenvolvimento da criança.
Criar espaços de discussão com a equipe envolvida;
Oferecer orientações aos pais e à comunidade quanto às possibilidades de acompanhamento desde
o período neonatal até a fase escolar da criança;
Oferecer assessoria aos Centros de Educação Infantil.
Resultados Esperados
Serviço, Infraestrutura

