Reabilitar e Habilitar: Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Funcional

O objeto do projeto da APAE Araioses é promover a reabilitação e habilitação de crianças com deficiência, com idades entre 0 e 12 anos, por meio de um programa integrado que amplie e estimule suas capacidades funcionais. O projeto busca criar um ambiente inclusivo e acessível, levando em consideração os princípios do desenho universal, para assegurar que todas as crianças tenham oportunidades iguais de desenvolvimento. A abordagem é multidisciplinar e colaborativa, visando não apenas melhorar a qualidade de vida dos participantes, mas também facilitar sua integração social e participação ativa na comunidade.
PROGRAMA
PRONAS/PCD
TEMAS PRINCIPAIS
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
TEMAS SECUNDÁRIOS
Reabilitação da pessoa com deficiência
ESTADO
Todos
ÁREA DE ATUAÇÃO
Serviços Médico-Assistenciais
ENVOLVIDOS
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE ARAIOSES

Descrição do projeto

Ano:
2024.0

Instituição proponente CNPJ:
01.869.653/0001-74

Prazo de execução [em meses]:
20.0

Tema principal:
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde

Tema secundário:
Reabilitação da pessoa com deficiência

Valor final [último valor do projeto aprovado e publicado]:
R$ 994.741,23

Status:
Aprovado

Execução financeira - percentual de execução financeira:
%

Objetivos

Implementar Programas de Reabilitação Personalizada: Público Alvo: Crianças com deficiência, com idades entre 0 e 12 anos. Tipo de Deficiência: Deficiências físicas, sensoriais, intelectuais e múltiplas. Modalidade de Reabilitação: Oferecer programas individualizados de reabilitação que incorporem terapias ocupacionais, fisioterapia e fonoaudiologia. Cada programa será adaptado com base nas necessidades específicas de cada criança, visando a melhoria das habilidades motoras finas e grossas, comunicação, e integração sensorial. Desenvolver Atividades de Estimulação Precoce: Público Alvo: Crianças de 0 a 5 anos, com risco ou diagnóstico precoce de deficiência. Tipo de Deficiência: Foco em deficiências que podem ser identificadas e tratadas precocemente, como dificuldades de desenvolvimento motor e sensorial. Modalidade de Reabilitação: Implementar atividades de estimulação precoce que incluem jogos sensoriais, exercícios de coordenação motora e práticas de socialização. As atividades serão realizadas em ambientes adaptados para atender às necessidades específicas das crianças. Promover Inclusão e Participação Social: Público Alvo: Crianças com deficiência, de 6 a 12 anos, com ênfase naqueles enfrentando barreiras sociais e educacionais. Tipo de Deficiência: Todas as deficiências que afetam a capacidade de interação social e adaptação escolar. Modalidade de Reabilitação: Oferecer suporte educacional e social, incluindo programas de integração escolar, adaptação curricular e atividades de grupo que incentivem a interação entre pares. Psicólogos e assistentes sociais trabalharão junto às famílias e escolas para garantir que adaptações necessárias sejam feitas.

Resultados

Serviço